A oferta de veículos elétricos (EV) usados teve uma subida exponencial em março, crescendo 98% em termos homólogos. Os números são do ‘Panorama Mensal do Mercado Automóvel’ do Standvirtual.

De acordo com o boletim relativo a março, as categorias dos veículos elétricos e elétricos premium foram as únicas que registaram um aumento da procura em março em relação aos números de 2023, crescendo 86% e 15%, respetivamente.

“A oferta de carros a gasolina cresce (+11%) face ao mesmo mês do ano anterior. Já a procura diminui ligeiramente nos automóveis a gasolina (-1%) em relação ao período homólogo. No que diz respeito aos carros a diesel, apenas esta tipologia apresenta uma diminuição da procura e da oferta (-18% e -8%, respetivamente)”, acrescenta o mesmo comunicado do Stanvirtual.

Ainda quanto ao tipo de combustível, os veículos a diesel e gasolina (26%) continuam a ser as tipologias mais procuradas, registando crescimentos de 56% e 26%, pela mesma ordem.

Sobre o crescimento expressivo da oferta de EV no mês em análise, Nuno Castel-Branco, diretor-geral do Standvirtual, analisa que o “aumento de stock disponível pode estar relacionado com a chegada das frotas executivas ao mercado de usados, depois de uma forte aposta em veículos elétricos nos últimos anos, tendo sido juntamente com as rent-a-car, a grande força motriz nas vendas de elétricos mas também claro, o aumento da predisposição dos consumidores portugueses em substituir os seus veículos para opções mais sustentáveis”.

“Com, cada vez mais, oferta disponível no mercado dos usados elétricos torna-se um pouco mais acessível para diversos clientes avançar com este tipo de compra”, acrescenta o mesmo responsável, citado no mais recente ‘Panorama Mensal do Mercado Automóvel’.

De acordo com o mesmo comunicado, em março, as categorias carros elétricos, híbridos a gasolina, híbridos a diesel e híbrido Plug-in correspondiam a aproximadamente 14% da procura e cerca de 13% da oferta.