A compra em marketplaces é uma realidade na vida de grande parte dos consumidores portugueses. Mas, como tudo o que envolve compras online, acarreta vantagens e desvantagens. Apesar de concentrarem uma enorme variedade de produtos num só local, com a escalada do e-commerce, aumentaram também as burlas online. Sabe que cuidados deve ter em compras realizadas em Marketplaces? Continue a ler!

O que é um marketplace?

Os marketplaces são plataformas online que funcionam como um mercado online, que agrega várias marcas ou vendedores. Os utilizadores podem adquirir todo o tipo de produtos num só local, sem necessidade de sair de casa. Por isso mesmo, são cómodos e versáteis, levando muitas pessoas a realizar várias compras online neste tipo de plataformas.

Entre os marketplaces internacionais mais conhecidos e utilizados no nosso país estão a Amazon, o eBay, a Joom ou o Aliexpress. Além disso, o KuantoKusta é um dos marketplaces portugueses com maior influência, além do marketplace da Worten.

Como funcionam os marketplaces?

Antes de comprar em marketplaces, leia sempre os Termos e Condições. Por norma, este tipo de plataformas não se responsabiliza quando algo corre mal numa transação de negócio, uma vez que se consideram meros “intermediários” entre o comprador e o vendedor.

No entanto, desde o dia 1 de janeiro de 2022 foi alterado um detalhe específico na responsabilização destas plataformas. Atualmente, os marketplaces podem ser solidariamente responsabilizados quanto a irregularidades na garantia. O que significa isto? Caso a plataforma e a loja anunciada sejam parceiras de forma contratual, uma parte da responsabilização deverá recair sobre o marketplace. Considera-se que uma loja é parceira quando a plataforma exerça uma influência predominante na celebração do contrato.

De recordar que, toda a informação de existência, ou não, de uma parceria, deve estar visível ou ser comunicada ao consumidor. Igualmente toda a informação de identidade do vendedor de cada produto e os seus contactos deve estar expressa e acessível a todos.

Como evitar burlas em compras realizadas em marketplaces?

Antes de comprar em marketplaces, existem alguns aspetos a ter em conta a fim de evitar que algo corra mal. O primeiro a fazer é ler atentamente os termos e condições da loja original e da que está presente no Marketplace. Em compras online realizadas a lojas estrangeiras, é importante ver sempre quais são os custos alfandegários associados e deve ter sempre em conta de quem suporta os gastos – vendedor ou comprador – em caso de devolução do produto.

Além disso, e a fim de evitar burlas online é importante ter em conta o seguinte:

Confirmação de identidade: É importante confirmar a credibilidade dos dados fornecidos pela marca ou loja online. Deve analisar dados e informações como a morada, NIPC (Número de Identificação de Pessoa Coletiva), se dispõe de serviço de atenção ao cliente e quais os contactos associados. Deve ainda confirmar se coincidem com os do site oficial ou redes sociais da marca. No caso de vendedores individuais, é fundamental pesquisar e obter mais informação sobre o mesmo, a fim de perceber se o vendedor em questão é efetivamente credível para efetuar a compra.

Utilize métodos de pagamento seguros: Seja qual for o método de pagamento, o mais aconselhável é criar um cartão de crédito virtual para uma compra única ou solicitar o envio à cobrança. Opte sempre por métodos de pagamento seguros e verificados e nunca realize transações fora da plataforma.

Pesquise (sempre) antes de comprar: Antes de qualquer compra online, deve fazer uma pesquisa prévia da marca e do marketplace onde pensa realizar a compra. Enquanto agregador de informação e reputação digital de marcas, realize uma pesquisa prévia no Portal da Queixa, a fim de obter mais informação sobre o que procura. É importante saber o que dizem os consumidores sobre uma determinada marca e estar a par da sua reputação digital antes de qualquer decisão.

Além disso, deve conhecer os seus direitos em compras online. O Direito ao Arrependimento visa a proteção dos consumidores em negócios celebrados à distância, simplificando assim o processo de devolução ou troca de produtos ou mesmo de cancelamento de serviços. Uma vez recebida uma encomenda, tem 14 dias para proceder à sua devolução, se assim o entender, sem qualquer necessidade de justificar o motivo pelo qual o fazes.

É um facto: as burlas online são cada vez mais sofisticadas e difíceis de identificar. Assim, o seu melhor trunfo é pesquisar. Pesquise e compare marcas antes de comprar e veja qual o seu Índice de Satisfação e reputação digital. Igualmente, o movimento social #NãoSejasPato é uma grande ajuda para em compras online informadas e conscientes.

O #NãoSejasPato é um espaço onde procuramos, todas as semanas, responder às dúvidas da sociedade de consumo e a questões da atualidade, que conta com a parceria do Portal da Queixa by Consumers Trust