O novo livro de Salman Rushdie vai estar nas livrarias portuguesas a partir do dia 14 de maio. Faca, que foi publicado esta terça-feira no Reino Unido e nos Estados Unidos, é um livro de memórias no qual o escritor relata os acontecimentos do dia 12 de agosto de 2022, quando foi atacado durante uma palestra numa universidade de Nova Iorque. O ataque com uma faca foi quase fatal para o autor e deixou-o com sequelas físicas (perdeu um olho e sofreu danos nos nervos de uma das mãos).

Em Faca, que tem o subtítulo de Meditações na Sequência de uma Tentativa de Homicídio, Rushdie aborda a sua recuperação física e emocional e transforma as palavras e a linguagem numa arma para enfrentar o seu agressor.

O ataque foi perpetrado por um homem suspeito de ser simpatizante do Irão. De recordar que Rushdie vive desde 1989 sob ameaça de morte, desde que foi decretada a fátua contra si por parte do aiatola Khomeini, em virtude da publicação de uma das suas obras mais famosas, Os Versículos Satânicos.

O livro tem a chancela da Dom Quixote. Num comunicado divulgado esta terça-feira, a editora revela ainda que Salman Rushdie vem a Portugal, mais precisamente ao Porto, em setembro. Rushdie vai participar na iniciativa Autor do Mês, concretizando desta forma a sessão que estava prevista ocorrer em setembro de 2022, mas que foi cancelada na sequência do ataque de que foi vítima um mês antes.