Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia reúnem-se hoje por videoconferência para discutir o agravamento das tensões no Médio Oriente, depois de grande escala do Irão lançado contra Isreal.

A reunião, onde vai participar Paulo Rangel, vai realizar-se inteiramente por videoconferência, a partir das 17h00 (menos um hora em Lisboa), e foi convocada por Josep Borrell, Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança.

O principal tópico é o agravamento das tensões no Médio Oriente, depois de uma escalada “sem precendentes”, como foi ecoado por vários ministros europeus nos dias posteriores à retaliação de Teerão contra Israel.

O Irão lançou na noite de sábado e madrugada de domingo um ataque contra Israel, com recurso a mais de 300 drones, mísseis de cruzeiro e balísticos, a grande maioria intercetados, segundo o exército israelita.

Teerão justificou o ataque com uma medida de autodefesa, argumentando que a ação militar foi uma resposta “à agressão do regime sionista” contra as instalações diplomáticas iranianas em Damasco, na Síria, a 1 de abril e marcada pela morte de sete membros da Guarda Revolucionária e seis cidadãos sírios.

A comunidade internacional ocidental condenou veementemente o ataque do Irão a Israel, apelando à máxima contenção, de forma a evitar uma escalada da violência no Médio Oriente, região já fortemente instável devido à guerra em curso há mais de seis meses entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas na Faixa de Gaza.