O ministério dos Negócios Estrangeiros português chamou o embaixador da República Islâmica do Irão para condenar o ataque ocorrido contra Israel.

A reunião “permitiu reiterar de forma veemente e categórica a condenação do recente ataque realizado contra o Estado de Israel”, refere, em comunicado, o ministério dos Negócios Estrangeiros.

O governo “manifestou a sua profunda preocupação com a escalada do conflito na região, apelando à máxima contenção”, acrescenta o governo português, realçando que o encontro “permitiu ainda renovar a exigência da libertação imediata do navio MSC Aries, apresado no estreito de Ormuz, à luz das obrigações de Portugal enquanto Estado bandeira”.

Foi também “exigida a libertação da tripulação, que deve ser condignamente tratada enquanto o navio se mantiver apresado, dado não se considerarem consistentes as explicações até agora fornecidas”

O ministério dos Negócios Estrangeiros “aguardará os resultados desta diligência formal e avaliará, em função disso, passos adicionais”.