A feira ARCOlisboa regressa à capital para a sua 7.ª edição, entre 23 e 26 de maio, na Cordoaria Nacional. Fruto da parceria entre a Ifema Madrid e a Câmara Municipal de Lisboa, o evento propõe-se a apresentar “a cena artística portuguesa num diálogo alargado com a arte espanhola e europeia”, através da presença de 82 galerias provenientes de 14 países.

Enquanto ponto de encontro para colecionadores, galeristas, artistas e profissionais de todo o mundo, a feira estará dividida em três áreas: o programa geral, formado por 59 galerias e as seções comissariadas; a Opening Lisboa, com uma seleção de 16 galerias; e As Formas do Oceano, constituída por 7 galerias.

Vão estar em exposição 28 galerias portuguesas e 54 internacionais, provenientes sobretudo da Europa, com uma presença significativa de países como Espanha, Alemanha, França e Áustria.

Algumas das participações são Ehrhardt Flórez, Piero Atchugarry, Graça Brandão, Janh und Jahn, Foco, Bruno Múrias, Cristina Guerra Contemporary Art, Francisco Fino e Madragoa, assim como Michele Tocca, Z2o Sara Zanin Gallery, Edin Zenun e Zeller Van Almsick.

A ARCOlisboa conta com uma programação cultural dotada de apresentações e debates, para além de atividades paralelas para convidados nacionais e internacionais, que inclui, por exemplo, inaugurações e visitas a exposições e coleções privadas.

Pela quinta vez, a feira voltará a apresentar o Prémio Opening Lisboa, cujo júri, composto por profissionais do setor, reconhecerá o melhor stand da secção, premiado com a atribuição do valor da concessão do seu espaço expositivo na feira.

O público geral poderá desfrutar desta feira de arte contemporânea de 24 a 26 de maio, sendo que será permitida a entrada gratuita de jovens até aos 25 anos a 25 de maio, a partir das 15h00.

Editado por João G. Oliveira