O presidente da Ucrânia disse na segunda-feira, 15 de abril, no seu discurso à nação, ter informações dos seus serviços de inteligência de que a Rússia tentará intensificar os seus ataques e ações ofensivas na frente nas próximas semanas e meses.

“É óbvio que a loucura do Kremlin continua a ser desencadeada e que o ocupante tentará intensificar os seus ataques e ações ofensivas”, disse o chefe de Estado ucraniano, citando informações recebidas pelos chefes dos seus serviços militares e de inteligência estrangeiros sobre os planos russos para esta primavera e verão.

A Rússia aproveita a sua superioridade em número de soldados e quantidade de munições e sistemas de artilharia para continuar a avançar na frente oriental.

Tanto Zelenski como o chefe do exército, Oleksandr Sirski, reconheceram que a situação piorou para a Ucrânia nesses teatros de operações, nos últimos dias.

Volodimir Zelenski disse também que vai reunir-se com os seus parceiros nas próximas semanas para receber mais defesa aérea e outros tipos de armas dos países que estão a ajudar a Ucrânia.

O presidente ucraniano sublinhou mais uma vez a necessidade de os aliados ocidentais da Ucrânia ajudarem a proteger o seu território dos ataques russos, como fizeram na madrugada de domingo com Israel.

O Estado hebreu foi atacado pelo Irão com mais de 300 mísseis e drones que foram intercetados na sua totalidade pelas defesas aéreas israelitas com a ajuda dos exércitos, entre outros, dos Estados Unidos, França e Reino Unido, que derrubaram uma parte dos projéteis a partir das suas bases localizadas perto de Israel.