A urbanista francesa Lola Davidson lecionará esta sexta-feira, 12 de abril, uma aula aberta no ISCTE, acerca das estratégias que estão a ser adotadas em França para providenciar à população o acesso a habitação de qualidade a preços acessíveis.

Lola Davidson conta com histórico profissional nos setores do planeamento urbano e da habitação, nomeadamente no campo do desenvolvimento sustentável, financiamento da habitação e construção de parcerias entre o setor público e investidores privados.

“Este programa promove projetos de habitação em consórcios que juntam autarquias, ateliers de arquitetura, promotores imobiliários, investigação académica e outros parceiros, procurando inovar nas modalidades de financiamento, em modos de produção mais económicos e sustentáveis, na adequação dos modelos habitacionais aos atuais estilos de vida, na regulamentação, etc.”, explica Sandra Marques Pereira, docente do ISCTE e investigadora do Dinâmia’CET. “Entre outras linhas de inovação, estão a desenvolver sistemas modulares evolutivos de madeira, aplicados a residências de estudantes, assim como habitações evolutivas, usando a terra como material de construção”.

A urbanista é diretora do programa Compromisso com a qualidade da habitação de amanhã, lançado pelo governo francês em 2022, destinado a encontrar soluções de habitação acessível e de qualidade, incentivando à experimentação de novas soluções arquitetónicas e novos modos de produzir habitação acessível, com foco especial em consórcios de autarquias, promotores, ateliers de arquitetura e investigação.

Algumas das prioridades do programa são: “reforçar a qualidade da arquitetura e a sua adequação aos usos”, “adaptar os projetos aos territórios e à integração dos residentes” e “conformar os processos de construção com os objetivos da sustentabilidade”.

Com o título Procurar novas maneiras de produzir habitação acessível de alta qualidade: uma experiência francesa e lecionada em inglês, a aula terá início às 11h00, com entrada livre.

Editado por João G. Oliveira