Realizou-se, na noite deste sábado, a gala anual da Federação de Desportos de Inverno-Portugal (FDIP), na Pousada da Serra da Estrela, as maiores figuras nacionais dos Desportos de Inverno tendo sido feitas várias distinções de atletas e equipas.

O grande destaque vai para a seleção feminina de Curling, que recebeu o prémio de equipa do ano. No ano de estreia em competições internacionais, esta equipa obteve o 4.º Lugar nos Europeus Femininos – Divisão C que se realizou em Dumfries, na Escócia.

O prémio para personalidade do ano distinguiu Pedro Farromba, presidente da FDIP durante mais de 13 anos, até ao final do ano passado. Também José Manuel Araújo , secretário-Geral do Comité Olímpico de Portugal, foi distinguido com o Prémio Ética Desportiva 2023

O Clube Nacional de Montanhismo da Serra da Estrela foi eleito clube do ano, por ser um dos pioneiros do esqui alpino na Serra da Estrela, já o Ice Clube da Covilhã foi galardoado como clube revelação do ano pela dinâmica imposta na sua atividade desde o início, bem como por todo o trabalho realizado em prol das modalidades de gelo durante a época 2022/23.

Durante a gala, o atual presidente da FDIP, Pedro Flávio, anunciou que a primeira fase do Laboratório de Desportos de Inverno, na Covilhã, está pronta e o espaço, instalado na Universidade da Beira Interior (UBI), abre “no máximo dentro de um mês”.

Eis os atletas distinguidos:

Atleta do Ano Esqui Alpino – Baptiste Araújo

Atleta do Ano Esqui de fundo – José Cabeça

Atleta do Ano Snowboard – André Pinheiro

Atleta do Ano Hóquei no Gelo – Afonso Faria

Atleta do Ano Curling – Graciete Martins-Folster

Atleta do Ano Patinagem no Gelo – Afonso Silva

Atleta do Ano Patinagem Artística no Gelo – Carla Almeida

Atleta do Ano Bobsleigh – Raphael Ribeiro