As últimas decisões da temporada futebolística profissional já ditaram o regresso das ilhas ao escalão maior, através de Santa Clara (Açores) e Nacional (Madeira), mas a situação pode ditar uma nova reorganização do mapa, com uma perda do Norte acima do Mondego.

A zona mais a Norte do país já registou uma quebra com as descidas consumadas de Vizela e Chaves, sendo que aqui também o interior perde um representante, ficando apenas o Arouca fora do trilho do Litoral.

Se tinha 11 equipas, o Norte passou a ter nove, mas o caso pode ser ainda mais complicado. Para que tal seja uma realidade basta, na última jornada do campeonato, o Boavista ficar em lugar de play-off, numa disputa direta com o Estrela da Amadora e Portimonense ainda que os axadrezados usufruam de uma vantagem de dois pontos sobre os algarvios e um que o clube da Reboleira.

Também na Liga 2 há a possibilidade de não subir qualquer equipa da zona Norte. Para já sabe-se que Santa Clara e Nacional estão promovidos e vão devolver os arquipélagos ao escalão maior do nosso futebol, contudo, o último lugar do pódio, e que dá acesso ao play-off com o antepenúltimo colocado da Liga principal, vai ser discutido entre o AVS e o Marítimo.

Para a ronda derradeira, os insulares partem um ponto abaixo em relação ao clube da Vila das Aves, mas tudo pode acontecer.

Ou seja, na pior das possibilidades o Norte pode ter apenas oito emblemas no próximo campeonato nacional, uma realidade que não se verifica desde 2015/16. Daí para cá, tivemos sempre, pelo menos, nove emblemas acima do Mondego, em 2019/20, e 11 nas últimas três temporadas.

Este fim-de-semana que se aproxima é decisivo, então, para se perceber qual vai ser o mapa do principal escalão do futebol português para 2023/24.

EQUIPAS GARANTIDAS 2024/25
Sporting
Benfica
Casa Pia
Estoril
SC Braga
Vitória SC
Famalicão
Gil Vicente
Moreirense
FC Porto
Rio Ave
Farense
Arouca
Nacional
Santa Clara

EQUIPAS DESPROMOVIDAS
Chaves
Vizela

EM RISCO DE DESPROMOÇÃO
Boavista
Est. Amadora
Portimonense

A LUTAR PELA SUBIDA
AVS
Marítimo