O PSD acusou os socialistas de estarem amuados, porque não gostaram de “sair do poder”. Emídio Guerreiro criticou, na Assembleia da República, o PS por estar a exigir que este governo faça “em duas semanas o que não fizeram” durante oito anos.

“Vão ter de se habituar, como dizia o vosso antigo líder, porque os portugueses colocaram-vos na oposição. Vamos fazer o que vocês não fizeram. Vamos resolver os problemas que vocês criaram com os professores, as forças de segurança e fazer o que não foram capazes de cumprir na habitação”, disse o deputado do PSD, em resposta às críticas dos socialistas.

“O PS vai continuar amuado por os portugueses o terem tirado do poder ou vai ajudar a cumprir Portugal?”, questionou o social-democrata.

O Partido Socialista, pela voz de Marina Gonçalves, aconselhou humildade e desafiou o governo para debater soluções “sem truques ou meias-verdades”. “Numa legislatura com um papel fundamental do parlamento, a humildade obriga-nos a discutir soluções, sem truques e sem meias-verdades. E é preciso que esta câmara mostre essa disponibilidade para poder fazer também essa discussão de forma séria com medidas concretas”, defendeu, citada pela agência Lusa, a deputada e vice-presidente da bancada do PS Marina Gonçalves.

A deputada socialista falava na fase de declarações políticas, a seguir ao debate de urgência sobre “alterações em sede de IRS”.