PS, Livre e PAN aceitaram o repto de Mariana Mortágua para procurar convergências que permitam “construir uma alternativa” para afastar a Aliança Democrática do governo, numa reedição da geringonça de 2015.

“O PS está naturalmente disponível para receber o Bloco de Esquerda”, confirmou fonte socialista à Lusa. “Claro que aceitamos, sempre o defendemos”, confirmou também fonte do Livre. Ambos os partidos responderam no próprio dia.

O PAN aceitou o convite esta quarta-feira, um dia depois de ter reunido com Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém.

Finalmente, o PCP não deu ainda qualquer resposta a Mariana Mortágua ou ao Bloco de Esquerda, tendo revelado ao Observador que não teve “conhecimento de nenhum convite”. “Ficámos a saber da intenção através daquele vídeo”, acrescentam os comunistas.

O Bloco de Esquerda pediu reuniões ao PS, PCP, Livre e PAN, na terça-feira à noite, através de um vídeo publicado online, para “debater os elementos de convergência, não só na oposição ao governo da direita mas na construção de uma alternativa”.

No vídeo, Mariana Mortágua considera que os resultados das eleições “mudaram a face política do país” e que, tendo em conta o atual contexto, “devem ser mantidas abertas as portas do diálogo e procurar a máxima convergência na defesa do que é essencial”.