Licenciatura em Direito, Advogado, deputado (XII, XIII e XVI Legislaturas) e vereador na Câmara Municipal de Palmela, Paulo Simões Ribeiro é um estreante nas lides governativas.

A chamada ao Governo terá sido a prenda de Luís Montenegro por ter liderado a distrital do PSD de Setúbal e de ter apoiado a cabeça de lista no distrito, Teresa Morais, ministra da Cultura no segundo governo PSD de Pedro Passos Coelho.

Entre os vários cargos que exerceu, destaca-se:  Deputado na Assembleia Metropolitana da Área Metropolitana de Lisboa (1994/2002); Membro da Assembleia Municipal de Setúbal (1994/2002); Director do Centro de Emprego de Setúbal (2002/2005); Vice-Presidente do Vitória Futebol Clube de Setúbal (2003/2006); Vogal da Direcção da Delegação de Setúbal da Ordem dos Advogados (2005/2007).

Ou seja, o novo secretário de Estado nunca exerceu cargos no âmbito da proteção civil, embora se trate de uma pasta complexa, sobretudo na época dos incêndios. Assim, deseja-se para Paulo Simões Ribeiro uma governação pouco quente.