O seu voo atrasou-se? Aqui pode receber já indemnização

Novo serviço da AirHelp promete compensar de imediato passageiros afetados por atrasos, desde que tenham seguro AirPayout, solução nascida de uma parceria entre a empresa e a Battleface.

Cancelamentos e atrasos continuam a deixar os passageiros aéreos de cabeça perdida nos aeroportos um pouco por todo o mundo. Desde a interrupção das viagens em contexto de pandemia, empresas e companhias aéreas têm tido dificuldade em repor os serviços com a quantidade de recursos necessária para dar resposta a uma recuperação relâmpago do setor. Com consequências para os passageiros. É precisamente para os compensar que surge o novo serviço AirHelp.

“Este novo serviço tem como objetivo continuar a defender os passageiros que sofrem perturbações nos seus voos e continuam a ser pouco apoiados pelas companhias aéreas”, justifica Tomasz Pawliszyn, CEO da AirHelp, enquanto Michael Barta, diretor-geral da Battleface Europe, diz acreditar “firmemente na segmentação dos seguros de viagem para dar aos viajantes a cobertura de que realmente necessitam”.

Antecipando que o número de pessoas a voar neste ano vá já ultrapassar o de 2019, a empresa que nasceu para garantir compensação a quem é prejudicado por atrasos ou cancelamentos de voos decidiu expandir os seus planos de proteção ao cliente e reforçou as coberturas, apostando na inclusão de um seguro de subscrição anual para maiores garantias aos clientes.

O AirPayout – na solução de subscrição anual AirHelp Plus, é uma solução de subscrição anual direcionada para todos os utilizadores que frequentem aeroportos de forma regular, pressupondo “um plano e cobertura que mais se adequa ao passageiro, sendo que qualquer passageiro coberto pelo AirHelp Plus pode gerir os seus pedidos de indemnização por atraso ou cancelamento de voos diretamente através da equipa jurídica da AirHelp”, explica a empresa.

“No caso de se provar que a origem do atraso foi causada pela companhia aérea, e que os limites de tempo de espera ou de distância estabelecidos pelo Regulamento CE 261/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho foram excedidos, qualquer passageiro aéreo tem direito a receber o reembolso do bilhete e uma indemnização adicional até 600 euros”, especifica. Mas há mais: “Com a AirHelp Plus os subscritores dos planos Essential e Complete podem reclamar até 6000 euros para despesas adicionais resultantes de perturbações do voo e até 1400 euros adicionais para problemas com a bagagem (comuns em caso de perda de uma ligação ou de recusa de embarque devido a overbooking).”

De acordo com a AirHelp, os subscritores deste modelo terão ainda apoio por chat 24/7, com especialistas e “no caso do plano Complete, os passageiros com atrasos superiores a uma hora ou cancelamentos com menos de seis horas antes da partida terão acesso a lounges em mais de 600 aeroportos em todo o mundo”.

A grande novidade, ainda assim, é o novo serviço AirPayout, criado em parceria com a Battleface: trata-se de um seguro que prevê que os passageiros afetados por atrasos e cancelamentos possam receber de imediato 100 euros quando o seu voo seja considerado elegível para compensação. “Como todas as informações são recolhidas na plataforma AirHelp Plus, o passageiro é notificado diretamente no caso de ter direito a uma indemnização e o tratamento do pedido é feito diretamente. No caso de uma reclamação bem sucedida e de o passageiro ser indemnizado pela companhia, a indemnização acresce aos 100 euros”, explica ainda a empresa.