O ministro dos Assuntos Parlamentares acusou o PS e o Chega de conluio político ao formarem “uma coligação negativa” no parlamento para minar a ação do governo e de atuarem com irresponsabilidade orçamental.

Esta posição foi transmitida por Pedro Duarte após o parlamento ter aprovado em plenário, na generalidade, um projeto do PS para abolição de portagens nas autoestradas antigas SCUT (Sem Custos para o Utilizador).

Este projeto do PS, segundo as estimativas do executivo liderado por Luís Montenegro, caso seja aprovado em votação final global tal como está, terá um custo de 180 milhões de euros em 2025, atingindo um valor acumulado de 1,5 mil milhões de euros no final dos prazos de concessão, em 2040.

“Assistiu-se hoje com estupefação a um novo padrão parlamentar em que parece que as oposições, designadamente o PS e o Chega, se estão a conluiar numa coligação negativa no sentido de colocarem em causa e minarem a atividade governativa”, acusou o ministro dos Assuntos Parlamentares.

Para Pedro Duarte, depois do que aconteceu, no parlamento, na votação sobre as portagens nas ex-SCUT, verifica-se que aquilo que “une o PS e o Chega é uma vontade de bloquear e minar a ação do governo”.