Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos estão reunidos esta manhã para tentar encontrar uma solução para a o impasse na eleição do próximo presidente da Assembleia da República, que terminou ontem, ao fim de três voltas, sem que Francisco Assis ou José Pedro Aguiar-Branco tenham conseguido reunir os 116 votos necessários para serem eleitos.

Joaquim Miranda Sarmento, ainda líder da bancada parlamentar social-democrata, revelou ontem à noite que o PSD está disponível para dialogar com todos os partidos para resolver o impasse.

Miranda Sarmento revelou aos jornalistas que o PSD tinha comunicado, na segunda-feira à noite, “aos restantes partidos que compõem a Mesa da Assembleia da República” que iria indicar José Pedro Aguiar-Branco para a função de presidente do parlamento e que votaria favoravelmente os quatro vice-presidentes indicados por estes partidos.

“Infelizmente não foi possível hoje eleger o presidente da Assembleia da República, da nossa parte continuamos disponíveis para dialogar com todos para que se encontre uma solução e o impasse seja resolvido”, defendeu Miranda Sarmento.

Também ontem à noite André Ventura pediu uma reunião com o primeiro-ministro indigitado, para tentar ultrapassar o impasse, depois de ter recusado votar em José Pedro Aguiar-Branco para a presidência da Assembleia da República, alegando que o PSD tinha violado o entendimento alcançado entre os dois partidos.

“Entendemos que isto é de fácil resolução, é haver um entendimento sobre o candidato. Vou esta noite pedir, apesar de começar a achar que não o devo fazer, uma reunião com o dr. Luís Montenegro, à hora que ele quiser, onde quiser, na sede do PSD, do Chega, para que, até às 12h00 desta quarta-feira, haja um entendimento à direita para que possamos vencer a candidatura de Francisco Assis”, afirmou Ventura.

No final da terceira votação para presidente da Assembleia da República, o PS revelou que iria manter a candidatura de Francisco Assis, sublinhando que tinha sido o candidato mais votado nas duas votações em que participou. O grupo parlamentar socialista tem reunião agendada para as 10h15 de hoje, no auditório do Edifício Novo do Parlamento.

As novas candidaturas devem ser entregues até às 11h00 e a nova votação está marcada para as 12h00.