O líder parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, afirmou ao final da noite desta terça-feira, 26 de março, que os sociais-democratas estão “disponíveis para dialogar com todos” para resolver o impasse criado na eleição do novo presidente do parlamento, após três sufrágios sem a maioria necessária.

Em declarações aos jornalistas, o líder parlamentar social-democrata afirmou que a Assembleia da República se encontra neste momento “num impasse” e lembrou que o Regimento do parlamento estabelece que o grupo parlamentar mais votado é que indica um nome para a presidência do parlamento.

O social-democrata afirmou que, na segunda-feira, o PSD comunicou “aos restantes partidos que compõem a Mesa da Assembleia da República [PS, Chega e IL]” que iria indicar o antigo ministro José Pedro Aguiar-Branco para a função de presidente do parlamento e que votaria favoravelmente os quatro vice-presidentes indicados por estes partidos.

“Infelizmente não foi possível hoje eleger o presidente da Assembleia da República, da nossa parte continuamos disponíveis para dialogar com todos para que se encontre uma solução e o impasse seja resolvido”, defendeu Miranda Sarmento.