A fase mais aguardada da temporada da NBA, os playoffs, iniciam-se este sábado. O arranque será dado pelo primeiro jogo da série entre os Cleveland Cavaliers e os Orlando Magic, às 18h de Portugal Continental. Os Boston Celtics, onde atua o poste português Neemias Queta, e os Denver Nuggets, os campeões em título, repartem o favoritismo na corrida ao troféu Larry O’Brien.

No entanto, os percursos de ambos para chegar à final serão de dificuldades distintas. Os Boston Celtics apresentam-se com amplo favoritismo na Conferência Este. Dominaram a fase regular e os seus principais rivais, os Milwaukee Bucks, mostraram inconsistência nos últimos meses. Além disso, Giannis Antetokounmpo, a superestrela dos Bucks está lesionado. Deve continuar afastado entre duas a quatro semanas, falhando a série da primeira ronda contra os Indiana Pacers e fragilizando a equipa de Milwaukee. Neemias Queta, que assinou um contrato padrão com os Celtics recentemente, tem a primeira oportunidade de disputar os playoffs e logo com uma equipa que tem grandes possibilidades de ser campeã.

Quanto aos Denver Nuggets terão uma tarefa seguramente mais complicada na Conferência Oeste, que volta a ser um verdadeiro oeste selvagem. Na fase regular ficaram atrás dos Oklahoma City Thunder, que não serão teoricamente a sua maior ameaça. O jovem plantel dos Thunder tem um futuro risonho pela frente, mas este ano ainda poderá ser cedo para conquistar a NBA. Os principais adversários dos Nuggets no Oeste serão os Minnesota Timberwolves, os Los Angeles Clippers e os Dallas Mavericks. Estes dois últimos vão disputar uma das séries mais equilibradas no arranque dos playoffs e um dos franchises ficará já pelo caminho. Face ao poder de fogo que têm (Kevin Durant, Devin Booker e Bradley Beal), os Phoenix Suns podem ter uma palavra a dizer, assim como os Los Angeles Lakers do eterno LeBron James. Aliás, os Lakers são o primeiro espinho que os Nuggets têm no caminho.

Contudo, além de terem o melhor jogador da NBA da atualidade, Nikola Jokic, os Denver Nuggets têm também o melhor cinco titular, que se destaca pelo equilíbrio entre a capacidade ofensiva e defensiva.

Ausência notória nos playoffs deste ano é a dos Golden State Warriors, que foram eliminados no play-in de acesso à fase decisiva da NBA. Espera-se um verão de decisões importantes para os responsáveis dos Warriors. Klay Thompson pode testar a free agency e já há vários nomes a serem associados aos Warriors, que serão tentados a juntar uma nova estrela ao plantel na perspetiva de darem um verdadeiro número dois a Stephen Curry e sonharem com melhores dias na próxima época.

As equipas que passarem na primeira ronda vão disputar as meias-finais das conferências, seguindo-se as finais de cada conferência. As finais da NBA estão agendadas para começar no dia 6 de junho.

Este são os quadros dos playoffs nas duas conferências:

 

Conferência Este

 

Boston Celtics (1) vs Miami Heat (8)

New York Knicks (2) vs Philadelphia 76ers (7)

Milwaukee Bucks (3) vs Indiana Pacers (6)

Cleveland Cavaliers (4) vs Orlando Magic (5)

 

Conferência Oeste

 

Oklahoma City Thunder (1) vs New Orleans Pelicans (8)

Denver Nuggets (2) vs Los Angeles Lakers (7)

Minnesota Timberwolves (3) vs Phoenix Suns (6)

Los Angeles Clippers (4) vs Dallas Mavericks (5)