A situação económica não é fácil para a grande maioria dos portugueses, e isso tem sido visível em algumas áreas. No setor automóvel não é exceção, prova disso é que este ano apenas 17% dos portugueses planeia comprar carro, segundo dados do estudo Observador Automóvel 2024, da Cetelem.

A maior parte dos portugueses, 45%, hesita na compra de um automóvel, principalmente pela manutenção, seguindo-se o preço dos combustíveis, a diminuição do poder de compra e os impostos associados.

Outra das questões que faz os portugueses hesitar quanto à compra de um carro é a variedade de veículos existentes no mercado. Agora as escolhas não se limitam aos pró-gasolina ou pró-diesel, pois existem os elétricos,  os full-hybrid ou híbridos plug-in.

Dos 17% dos inquiridos que pretende comprar carro este ano, 6% vão comprar um usado e 7% querem adquirir um novo. Já dos 42% que ainda não tomaram uma decisão quanto à compra de um veículo, 41% afirmam que não o fazem este ano porque não tem recursos financeiros, 42% revelam que não precisam de novo veículo e 16% dos inquiridos estão há espera que os preços baixem.

A tendência de compra dos portugueses recai sobre os carros a combustão, uma vez que os veículos elétricos tendem a ter custos mais elevados. No entanto, o mercado automóvel em 2023 cresceu 26%, com mais de metade das vendas novas a serem em energias alternativas.