Digitizing Justice & Empowering Legal Excelence, é o tema   da Conferência internacional que reúne especialistas em inteligência artificial (IA) aplicada à área da justiça. O encontro realiza-se nas instalações da Ordem dos Advogados (OA), em Lisboa, nos dias 18 e 19.

Segundo anunciou a entidade acolhedora, os oradores são “académicos que investigam o impacto das novas tecnologias na Justiça, pensando, sobretudo, na Inteligência Artificial. Vão estar presentes na Conferência nomes que se destacam a nível internacional, como é o caso do coordenador científico Marco Giacalone – Research Professor and Co-Director Research Group DIKE (Digitalisation and Access to Justice), Faculty of Law and Criminology.

No dia 18, a partir das 15h00, os trabalhos iniciam-se com discursos da presidente da Federação Europeia dos Advogados (FBE), e da Bastonária da Ordem dos Advogados Portugueses.  Segue-se depois um workshop interactivo de ChatGPT focado em estratégias eficientes para profissionais do direito.

No dia 19, a partir das 10h00, os participantes poderão assistir a painéis sobre digitalização e o impacto da Lei da IA na prática jurídica.

Estão também previstas sessões aprofundadas sobre ética na era da IA, com a intervenção de especialistas em ética e de estudiosos do direito.

Segundo a OA, “esta reflexão pode ser a porta de entrada para o futuro da lei, mistura de tecnologia e experiência jurídica para um sistema jurídico mais eficiente e justo”.

A Conferência é financiada pela UE e integrada nos projetos SCAN II / CREA II.