Abril assinala-se enquanto o “Mês da Saúde” e, a propósito da data, a Medicare lançou o seu mais novo projeto: a Mastercare, plataforma dedicada à saúde mental e ao bem-estar.

“O nosso principal objetivo é proporcionar ferramentas e modelos de aprendizagem numa ótica de saúde integral”, declara ao NOVO Catarina Real, Head of People & Wellbeing na Medicare.

A iniciativa junta conteúdos gratuitos desenvolvidos por vários profissionais nas áreas de saúde física, mental e social, tais como, por exemplo, a nutrição, o sono, as relações, a impulsividade, a comunicação, a parentalidade e a própria carreira. “Tudo o que interage entre nós e os outros”, explica Catarina Real, acrescentando que atualmente “não existe nenhuma outra plataforma agregadora de todas estas áreas em simultâneo e que falem sobre saúde “como um todo”.

A Mastercare inclui também workshops lecionados por mentores certificados, sendo que alguns já são conhecidos pelo público, como Almeida Nunes, Iara Rodrigues, Luisa Mafei e Mariana Abecasis. “A ideia é agregar diversos mentores, líderes nas suas respetivas áreas de atuação, para que todos possam assistir a uma ampla variedade de workshops e de várias abordagens e conteúdos nessa mesma forma de percecionar o bem-estar de cada um de nós de forma diferente e com diferentes necessidades”, explica a responsável.

A coordenadora acredita que os portugueses não sabem tomar decisões fundamentadas no que consta à sua saúde, e por isso mesmo precisam de informação. “Quanto mais informação tivermos ao nosso dispor, melhores serão as nossas decisões”, complementa, com a ressalva de que a plataforma não se destina a substituir a função de um médico, mas apenas educar quanto à saúde mental e bem-estar para fomentar uma maior consciencialização acerca desta matéria e potencializar a adoção de “pequenos hábitos e rotinas que possam ajudar de forma preventiva e contribuir para esse bem-estar”.

“A origem da Mastercare foi percebermos que efetivamente a saúde mental é um tema, que se agravou com a pandemia, e então pedimos um estudo”. Desenvolvido pela Marktest, o trabalho demonstrou que a maioria da população portuguesa entre os 18 e os 64 anos afirma ter sofrido níveis de stress elevados nos últimos seis meses. “Isto fez-nos todo o sentido de que era o momento de contribuirmos para a sociedade em geral, porque a plataforma é totalmente gratuita”, explica Real.

A plataforma é fruto da parceria com a Educa-te, uma startup especializada em projetos de inovação educativa e educação digital, e já se encontra disponível, de forma totalmente gratuita para o público em geral.

Rodrigo Castro, fundador da Educa-te, explica o propósito da parceria: “Unimos esforços com o objetivo de democratizar o acesso a informações de saúde mental e bem-estar, e estamos totalmente confiantes de que a Mastercare será um dos maiores recursos de transformação pessoal na vida dos seus utilizadores. No nosso entender, não existe nenhum projeto de educação digital com a qualidade da Mastercare, nos temas de saúde mental e bem-estar, em Portugal.”

A Medicare conta com mais de 15 anos de experiência no mercado nacional e ultrapassa 1 milhão e 400 mil clientes, segundo um comunicado de imprensa, sendo uma empresa movida pelo princípio de “democratizar o acesso à saúde privada”. A plataforma Mastercare surge, assim, como uma expressão da sua missão em “promover conteúdos informativos, na área da saúde, com qualidade e de forma acessível e prática”.