O festival MIMO Amarante anunciou mais dois nomes para a sua edição de 2024: Leyla McCalla e Arnaldo Antunes & Vitor Araújo, que se juntam assim a Marcelo D2, Fatoumata Diawara, Dino D´Santiago e Femi Kuti & The Positive Force, anunciados previamente pela organização.

Natural de Nova Iorque, Leyla McCalla oferece “melodias e ritmos extraídos de diversas formas de música afro-diaspórica, incluindo Afrobeat, modalidades etíopes, tropicalismo brasileiro e folk e blues americano”. A cantora, compositora e notável multi-instrumentista trará ao MIMO o seu quinto álbum de estúdio, Sun without the heat, a 20 de julho, o mesmo dia em que Fatoumata Diawara sobe ao palco.

Por sua vez, o músico e compositor brasileiro Arnaldo Antunes partilhará o palco com o pianista pernambucano Vitor Araújo para apresentarem o álbum Lágrimas no mar. Os artistas completam o terceiro e último dia do festival, 21 de julho, assim como Dino D´Santiago e Femi Kuti & The Positive Force. Já Marcelo D2 subirá ao palco no primeiro dia do festival.

Com 20 anos de história, o festival MIMO nasceu em Olinda, no Brasil, somando 60 edições por mais de 12 cidades no Brasil e na Europa, sempre com a proposta de uma programação “inclusiva, diversificada e arrojada”, com o melhor da música atual no mundo.

Assim, o MIMO regressa agora a Amarante, cidade que recebeu o evento entre 2016 e 2019, sendo que nesse último ano reuniu mais de 80 mil pessoas durante o fim de semana. Sendo um dos maiores festivais de música gratuito de Portugal, a edição portuguesa do MIMO oferecerá uma série de espetáculos e outras atividades artísticas, que vão de palestras a workshops e exposições, durante os dias 19, 20 e 21 de julho, em Amarante.

Editado por Fábio Nunes