Lana Gasparøtti estreia-se no Ageas Cooljazz 2024 a 9 de julho, no primeiro dia, marcando o arranque da celebração dos 20 anos do festival. A artista portuguesa vai apresentar o seu álbum de estreia, DIMENSIONS, que representa uma “viagem introspectiva” em ambientes de acid jazz, eletrónica e drum and bass.

“É uma mistura complexa de muitas referências, ideias e experiências vividas sem regras ou imposições, misturadas com samples pessoais e autobiográficos”, explica ao NOVO. A artista luso-croata mistura estilos desde o jazz, hip-hop, drum and bass, disco e música eletrónica. Ao vivo, usa teclados sintetizadores, canta e procura “combinar o mundo acústico e o digital em tempo real” com dois músicos convidados.

Esta será a estreia de Lana Gasparøtti no Ageas Cooljazz, abrindo o primeiro dia do festival e preparando o palco para a dupla francesa AIR, que celebrará os 25 anos de edição do seu primeiro álbum, Moon Safari, de 1998.

“Tem um significado muito especial, não só por ser uma artista emergente convidada a atuar no 20.° aniversário do Ageas Cooljazz, mas também porque vou abrir para os AIR, que celebram o 25.° aniversário do álbum de estreia, Moon Safari, álbum que ouço desde sempre”, revela Lana, acrescentando que os AIR são uma “grande inspiração” e “muito importante” para o seu percurso musical.

“Foi através dessa banda que desenvolvi o meu ouvido e também o gosto por música eletrónica e a componente mais psicadélica”, completa.

Para Lana Gasparøtti, o Ageas Cooljazz representa uma “lufada de ar fresco no mundo da música e dentro dos festivais que acontecem em Portugal”, ao convidar artistas que “mostram o que é o jazz moderno” enquanto “fusão de vários géneros musicais que tem surgido nos últimos anos”.

“Todos os anos, o Ageas Cooljazz traz a Portugal algumas das figuras mais importantes do mundo da música, dá a conhecer outros artistas menos mainstream e ainda a oportunidade de subirem ao palco artistas emergentes portugueses”, explica a artista.

Esta edição do Ageas Cooljazz terá lugar de 9 a 31 de julho, no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, e terá um cartaz que promete “viajar pela história” dos 20 anos do festival, com Chaka Khan, Morcheeba, Dino D’Santiago, MARO, Diana Krall, Marina Sena. Luedji Luna, Fat Freddy’s Drop, Expresso Transatlântico, Jamie Cullum e Inês Marques Lucas já confirmados.

Editado por João G. Oliveira