O governo alterou a identidade visual da República Portuguesa nos meios digitais, substituindo a bandeira e a esfera armilar por uma versão mais estilizada, mantendo as cores verde, amarelo e vermelho, com dois retângulos interligados por um círculo e mantendo a marca de República Portuguesa.

O projeto foi desenvolvido pelo Studio Eduardo Aires e terá custado 91.020 euros, já que o contrato para “aquisição de serviços de comunicação e design para o desenvolvimento da identidade visual”, disponível no portal BASE, previa um valor máximo de 74 mil euros acrescidos de IVA.

Esta foi a segunda vez que o governo alterou a imagem desde que António Costa é primeiro-ministro. A primeira foi em março de 2016, logo depois de formar governo, na sequência das eleições de outubro de 2015, tendo substituído a marca Governo de Portugal, implementada em 2011 pelo governo de Pedro Passos Coelho, pela marca República Portuguesa, mas mantendo a bandeira estilizada, que tinha sido feita pela Brandia Central.

Na altura, o projeto foi desenvolvido internamente e a Presidência do Conselho de Ministros garantiu que não teria custos acrescidos.

O atual projeto de alteração é da responsabilidade da Direção de Comunicação do Governo, que foi contactada, mas não respondeu a qualquer pergunta.

Com a nova imagem, foi alterado o site institucional do governo, que agora passa a ostentar a marca Portugal.gov.pt, mas também a identidade visual da República Portuguesa nas redes sociais: Facebook, LinkedIn e X (antigo Twitter).

As assinaturas de correio eletrónico de todos os ministérios já usam a nova imagem, mas não os sites, e os documentos também já utilizam a nova identidade visual, como se comprovou na apresentação das novas medidas para a habitação, na passada quinta-feira.

O contrato de adjudicação do trabalho de design está datado de 22 de novembro de 2022, vigorava até ao final do ano passado, mas a aplicação da nova imagem só foi feita em setembro deste ano.

Eduardo Aires é professor do Departamento de Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e foi recentemente reconhecido com sete distinções na mais recente edição dos Graphis Design Awards 2024, atribuídos pela editora norte-americana Graphis, incluindo pela nova logomarca e identidade visual da Livraria Lello.

O Studio Eduardo Aires foi responsável pela mudança da entidade visual da cidade do Porto, com Rui Moreira como presidente da câmara, e, mais recentemente, do Mercado do Bulhão. Tem também trabalhos feitos para entidades como a Fundação Gulbenkian, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, a Porto Editora ou a Fundação de Serralves.