O Presidente ucraniano exortou os líderes da União Europeia (UE) a “cumprirem o que prometeram” e a avançar em junho com as negociações sobre a adesão da Ucrânia, apelando à utilização dos lucros com bens russos congelados.

“Precisamos que a UE cumpra o que prometeu e o nosso povo precisa de ver a Ucrânia aproximar-se da plena adesão. Junho é o momento certo para iniciar efetivamente as negociações com a Ucrânia sobre a adesão [ao bloco comunitário] e, por conseguinte, temos de adotar um quadro de negociação e realizar a primeira conferência intergovernamental”, apelou Volodymyr Zelensky.

Intervindo por videoconferência no arranque do Conselho Europeu extraordinário, em Bruxelas, o chefe de Estado ucraniano salientou também que “as sanções contra a Rússia pelo seu terrorismo devem ser reforçadas”, sendo também “justo que os ativos russos que estão agora congelados sejam utilizados para proteger vidas do terror russo”.

“Por favor, trabalhem para limitar as receitas russas”, pediu ainda Volodymyr Zelensky, numa alusão a “tolerância zero” para trocas comerciais com a Rússia.

Espera-se que, no início do verão, a Comissão Europeia apresente uma proposta sobre o quadro de negociações para adesão da Ucrânia à UE, o que só deverá acontecer depois das eleições europeias marcadas para 6 a 9 de junho.