Há (quase) 11 anos que Vítor Pereira e Jorge Jesus não medem forças num relvado por este mundo fora. Há (quase) 11 anos, o FC Porto de Vítor Pereira venceu um campeonato épico depois de ultrapassar o Benfica de Jorge Jesus na penúltima jornada do campeonato. Estávamos a 11 de maio de 2013 e, na penúltima jornada do campeonato, o Benfica visitava o Dragão com mais um ponto que o FC Porto. Ou seja, em caso de triunfo, podia até sagrar-se campeão no estádio do rival. Já o FC Porto precisava de vencer para não esperar por um milagre na derradeira jornada do campeonato. E o jogo até começou de feição para os encarnados, que se colocaram em vantagem por Lima, aos 19 minutos. Maxi Pereira, que mais tarde acabaria por rumar aos dragões, fez um autogolo ainda na primeira parte e, quando todos esperavam um empate que beneficiaria a equipa de Jesus, surgiu o inesquecível golo de Kelvin aos 90+2’. Esse foi o segundo campeonato consecutivo conquistado por Vítor Pereira como treinador principal ao serviço do FC Porto. Aliás, nos dois anos em que mediram forças, (o FC Porto de) Vítor Pereira levou a melhor sobre (o Benfica de) Jorge Jesus.

No duelo particular entre os dois treinadores, Pereira soma dois triunfos em cinco jogos, registando-se ainda dois empates e um único triunfo para Jorge Jesus numa meia-final da Taça da Liga.

É curioso que, nos últimos dez anos, os dois treinadores tenham pisado os mesmos terrenos e até comandado clubes diferentes. Já se sabe que Vítor Pereira foi campeão na Grécia e na China, mas também andou pelo Brasil, onde treinou o Corinthians e o Flamengo, clube que conheceu a glória com Jorge Jesus no banco de suplentes.

Os dois técnicos também estiveram na Turquia e no Fenerbahçe, com a nuance de nenhum deles ter conseguido mais que o segundo lugar ao serviço do colosso de Istambul.

Este sábado, a balança pende claramente para o Al-Hilal, de Jorge Jesus, que lidera o campeonato com mais 12 pontos que o Al-Nassr, de Luís Castro e Cristiano Ronaldo. Já o Al-Shabab, de Vítor Pereira, está no décimo lugar e não é um dos quatro clubes controlados pelo fundo soberano da Arábia Saudita. Ainda assim, contratou em janeiro o croata Ivan Rakitic e tem no seu plantel o belga Yannick Ferreira-Carrasco. Em fevereiro assinou com Vítor Pereira até ao final da temporada. O encontro tem ainda o aliciante de o Al-Hilal estar numa série de 29 vitórias consecutivas, o que já lhe valeu a entrada no Guiness Book. Será Vítor Pereira a travar Jesus, 11 anos depois do golo de Kelvin?