Lucília Gago está reunida esta manhã com Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, avança a SIC Notícias, não sendo claro se a reunião acontece a pedido de Marcelo Rebelo de Sousa ou da procuradora-geral da República.

Esta reunião acontece depois de o Presidente da República ter recebido António Costa para discutir as buscas e detenções em curso num investigação relacionada com os negócios de exploração de hidrogénio e lítio.

De acordo com o Expresso, o primeiro-ministro pediu para ser recebido pelo Presidente da República às 9h30, pouco depois de conhecidas as notícias de que a sua residência oficial tinha sido alvo de buscas e que tinham sido detidos Vítor Escária, seu chefe de gabinete, e Diogo Lacerda Machado, consultor próximo do primeiro-ministro.

A PSP está a realizar várias buscas esta manhã relacionadas com os negócios da exploração de lítio em Montalegre.

A residência oficial de António Costa foi um dos alvos das buscas. O chefe de gabinete do primeiro-ministro foi detido, assim como Diogo Lacerda Machado, consultor próximo de Costa, Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara de Sines, e dois executivos de empresas não identificadas.

As buscas da PSP também incluem os ministérios do Ambiente e das Infraestruturas. O Público avança que Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente, João Galamba, ministro das Infraestruturas, e João Pedro Matos Fernandes, antigo ministro do Ambiente, deverão ser constituídos arguidos.

As buscas na residência oficial de António Costa abrangem outro gabinete além do de Vítor Escária.