Com o inverno atual praticamente encerrado, os preços do gás na Europa caíram 37% desde Novembro, com o gás TTF a ser negociado abaixo dos 30 EUR/MWh, frisou a Goldman Sachs.

“A liquidação no TTF reflecte uma posição de armazenamento confortável, com stocks no Noroeste da Europa actualmente a 66%. Cheio, em parte devido às segundas temperaturas de inverno mais quentes em pelo menos 10 anos”.

Embora a descida dos preços do gás possa deixar a impressão de que a Europa ultrapassou o problema energético, na Goldman Sachs acreditam “que a crise ainda não acabou e temos mais uma inverno antes de dissipar o risco de ressurgimento dos preços extremos do gás”.

A situação dos preços do gás neste Verão também é confortável, aponta a Goldman Sachs, que espera que “a procura recupere apenas modestamente, permitindo à Europa reabastecer o armazenamento neste verão sem muito esforço”.

No entanto, a Goldman Sachs indica que “o défice estrutural dos recursos naturais europeus o gás ainda não foi totalmente resolvido com o aumento do fornecimento de gás natural liquefeito (GNL) ainda não compensa totalmente as importações russas perdidas”.