Os portugueses querem que Marcelo Rebelo de Sousa seja mais interventivo nesta legislatura, segundo os dados de uma sondagem realizada para o Jornal de Notícias, o Diário de Notícias e a TSF, divulgada este sábado. A sondagem indica que 60% dos inquiridos desejam que o Presidente da República tenha uma participação mais ativa na vida política do país.

Sobre a decisão de Marcelo Rebelo de Sousa de convocar as eleições antecipadas, que decorreram no passado dia 10 de março, 40% dos inquiridos responderam que o Presidente da República tomou uma boa decisão. No entanto, esta foi uma questão que dividiu opiniões, uma vez que 36% criticaram a opção tomada pelo chefe de Estado.

58% mostraram estar de acordo com a nomeação de Luís Montenegro para primeiro-ministro, mesmo liderando um governo minoritário.

A sondagem revela ainda que houve um aumento da popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa. 32% dos portugueses atribuem uma avaliação positiva ao desempenho do Presidente da República, uma subida de quatro pontos percentuais face ao último estudo. 25% dos inquiridos avaliam de forma negativa o desempenho de Marcelo nos últimos meses.