O ex-ministro das Infraestruturas e ex-secretário de Estado da Energia vai começar um novo desafio profissional, sete meses depois da queda do governo de António Costa, no âmbito da Operação Influencer.

João Galamba vai assumir o cargo de executive advisor na Enline Energy Solutions, anunciou o próprio nas redes sociais, mas vai manter a sua atividade como consultor noutros projetos.

A startup portuguesa atua na área da tecnologia e energia, “fornecendo monitorização e otimização histórica em tempo real” dos ativos de energia, segundo uma descrição que surge num comunicado da Startup Portugal emitido em fevereiro.

A empresa foi fundada em 2018 e é liderada por Manuel Lemos, que trabalhou em empresas como a Voith Hydro e a Mota-Engil, tendo estado envolvido no projeto da central hidroelétrica de Marañón, no Peru.

A companhia já recebeu investimento da Innoenergy, que pertence ao European Institute of Innovation and Technology (EIT), um órgão independente da União Europeia.

“A Enline é uma casa de software com várias soluções tecnológicas inovadoras que usam um novo conceito de digital twins [digitalizações de ativos físicos para simular cenários] que não requerem sensores ou hardware adicional. São usados no contexto da indústria da energia, especificamente em ativos e infraestruturas para a produção, transporte, distribuição e consumo de energia”, disse Manuel Lemos, em entrevista à publicação Energy Digital, em setembro de 2023.

“A tecnologia da Enline é baseada em modelos computacionais matemáticos e físicos combinados com algoritmos de inteligência artificial, que permitem a criação de digital twins em ativos de energia, em qualquer parte do mundo, remotamente, sem a necessidade de sensores adicionais”, acrescentou.

Sobre o uso da IA no sector da energia, Manuel Lemos disse que ele “permite planear melhor e gerir as nossas infraestruturas, minimizar custos operacionais e otimizar sistemas de energia e com o potencial para revolucionar completamente a indústria de energia. Com a automação da IA, maior eficiência e tomadas de decisão mais inteligentes, podemos olhar para um futuro onde a energia renovável é mais barata do que nunca”.

A empresa tem estado ativa nos fóruns habituais das startups, tendo estado presente na Web Summit Brasil, integrada na comitiva portuguesa, e foi uma das finalistas da South Summit Madrid 2023.

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, trabalhou no Banco Santander de Negócios, na consultora DiamondCluster International, na presidência portuguesa do Conselho da União Europeia e na Unidade de Missão para os Cuidados Continuados Integrados. Foi deputado durante quase dez anos pelo PS.

Contactado pelo Jornal Económico, João Galamba não quis fazer comentários sobre o novo desafio profissional.

Também outro ex-governante do executivo de António Costa vai dedicar-se à consultoria no sector privado. O ex-ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, abriu a Racord este ano, com a sua mulher, Susana Ramos, que vai prestar serviços de “consultoria estratégica e de gestão, em particular na área de internacionalização de empresas, com foco na atuação em empresas e entidades de elevada dimensão com capacidade de exportação de bens e serviços ou internacionalização da sua atividade”, revelou a Sábado em maio.