A Black Friday continua a ser uma boa oportunidade para comprar produtos com preços aliciantes. No entanto, pode também levar a burlas e más experiências. Os sites fraudulentos proliferam pela internet, são cada vez mais engenhosos e levam muitos consumidores ao engano.

Durante a Black Friday compre, mas compre em segurança!, e compre apenas o necessário, sem excessos ou desperdícios. Antes de o fazer, teste conhecimentos de literacia digital no quizz promovido pelo movimento social #NãoSejasPato e tenha em conta estas dicas para tomadas de decisão informadas e conscientes durante esta época de promoções.

Faça uma lista do que necessita. É importante para definir prioridades e gerir gastos, mesmo em momento de promoções. Há quem aproveite também esta época para fazer algumas compras de Natal. Se é o caso, deve mesmo fazer uma lista. Não se esqueça, no entanto, de que algumas marcas têm vários momentos de promoções ao longo do ano e que nem sempre as que realizam durante a Black Friday são as melhores, por ser uma época em que todas as marcas colocam à venda produtos com desconto.

Pesquise e compare antes de comprar. Utilize o Comparador de Marcas do Portal da Queixa antes de tomar uma decisão de compra. É importante para obter informação de uma forma rápida e ágil e comparar indicadores de reputação de diferentes marcas de uma categoria.

A reputação digital de uma marca deve ser lei durante a Black Friday. Marcas recomendadas e bem reputadas são marcas que transmitem valores de confiança ao consumidor. Leia sempre experiências de outros consumidores antes de comprar e tenha em conta qual o Índice de Satisfação da marca no Portal da Queixa. É um indicador poderoso e muito real da satisfação dos clientes, uma vez que é calculado com base nas avaliações de satisfação deixadas pelos mesmos. Através do Índice de Satisfação, é possível perceber o real desempenho de uma marca e que apoio presta ao consumidor, sempre que necessário.

Não ceda à pressão nem compre sem saber nada sobre a marca. Evite ser burlado durante esta Black Friday. Nestes momentos fortes de promoções, é importante melhorar a sua literacia digital e evitar cair em burlas e fraudes. Por muito atrativo que possa parecer um preço, pesquise mais sobre a marca que o comercializa, e certifique-se de que a loja online onde está a comprar cumpre com todas as regras de segurança: site seguro (com cadeado antes do URL), política de devolução disponível, termos e condições e contacto do fornecedor disponível.

O #NãoSejasPato existe para melhorar a Literacia Digital dos consumidores e é uma fonte de informação para tomadas de decisão seguras e conscientes. Durante a Black Friday, pesquise e compare marcas e promoções antes de comprar.

O #NãoSejasPato é um espaço que procura, todas as semanas, responder às dúvidas da sociedade de consumo e a questões da atualidade, contando com a parceria do Portal da Queixa by Consumers Trust