Sabia que pode receber um apoio de até 750 euros para reforçar as suas competências digitais? As candidaturas para o Cheque-Formação + Digital estão abertas desde o ano passado e permitem a todos os trabalhadores receberem este apoio para melhorar a sua Literacia Digital, através de cursos e ações de formação dentro da área. A medida do Governo está integrada no Programa Emprego + Digital 2025, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

O que é e quem pode candidatar-se ao Cheque-Formação + Digital?

O cheque de formação digital – com um apoio máximo até 750 euros – foi lançado pelo Governo, através do IEFP. Pretende promover o desenvolvimento de competências digitais dos trabalhadores, a progressão na carreira e a empregabilidade em Portugal.

Qualquer trabalhador pode candidatar-se a receber o apoio, independentemente da sua área ou regime de trabalho, seja ele trabalhador por conta de outrem, independente, empresário em nome individual ou sócio de sociedades unipessoais.

No entanto, vale a pena reforçar que terão sempre prioridade os candidatos que estejam envolvidos em processos de transformação digital da empresa ou setor para o qual trabalham, não tenham muitos conhecimentos digitais, estejam em situação ou risco de desemprego ou sejam do género menos representado em determinada profissão.

A que áreas se destina?

O apoio destina-se a pagar ou a apoiar formações em áreas digitais como o e-commerce, gestão de redes sociais, ferramentas de produtividade e colaboração, UX/UI design, análise de dados, business intelligence, programação, robótica, indústria 4.0, CRM, robótica, entre outras.

As formações devem sempre ser feitas por uma entidade formadora certificada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações no Trabalho. Poderá consultar todas as entidades habilitadas no site da DGERT.

É possível apresentar mais que uma candidatura?

Sim. Apesar de o limite para o apoio serem 750 euros poderá apresentar mais do que uma candidatura. No entanto, não é possível ter mais que uma candidatura em análise ao mesmo tempo.

Poderei iniciar a minha formação antes da candidatura ser aprovada?

Sim, pode. No entanto, tenha em conta que não é garantido que esta seja aprovada e obtenha o financiamento.

Ainda sobre as formações, segundo o regulamento, as candidaturas devem reportar-se ao próprio ano ou ao ano seguinte, com referência à data de início prevista (para as que ainda não se iniciaram) ou à data de de início real (para as que já se iniciaram).

Neste sentido, se submeteu uma candidatura em 2023 para iniciar uma ação de formação profissional em 2024, cumpre todos os requisitos. Caso a ação de formação profissional com que se candidatou não tenha previsto ser iniciada em 2024 e seja adiada para 2025, a terá de apresentar uma nova candidatura.

Como se processa o pagamento do apoio?

Uma vez concluída a formação receberá a totalidade do apoio, num único pagamento por transferência bancária. Terá de apresentar o certificado de qualificações ou o certificado de formação profissional, emitido pela respetiva entidade formadora que ministrou a formação, através da plataforma SIGO.

Literacia digital: porque é tão importante melhorar os seus conhecimentos digitais?

Melhorar a literacia digital é fundamental para navegar online de forma segura, consolidar conhecimentos e tomar as melhores decisões de compra. Uma das bandeiras do Portal da Queixa é precisamente a melhoria contínua da Literacia Digital dos consumidores portugueses.

Por isso, somos uma plataforma pensada para agilizar o contacto entre marcas e consumidores, dando voz e fomentando a partilha de experiências e opiniões. Por outro lado, promovemos continuamente a literacia digital, através de iniciativas como movimento social #NãoSejasPato.

Não deixe de pesquisar, informar-se e melhorar as suas competências digitais para ter mais segurança e consciência em todas as decisões que toma online.

O #NãoSejasPato é um espaço onde procuramos, todas as semanas, responder às dúvidas da sociedade de consumo e a questões da atualidade, que conta com a parceria do Portal da Queixa by Consumers Trust