A Startup Portuga estabeleceu um memorando de entendimento com o Founder Institute (FI), o maior acelerador global de startups em fase inicial. Esta parceria prevê a criação de um programa-piloto personalizado para as incubadoras portuguesas. Com o nome de “Startup Portugal Incubator Lab”, este programa-piloto pretende equipar as incubadoras com as melhores práticas e metodologias, fomentando o crescimento sustentável das startups em território nacional, de acordo com o comunicado divulgado esta terça-feira.
A parceria entre a Startup Portugal e o Founder Institute foi revelada durante o IncubX, o encontro de incubadoras portuguesas, que ocorreu em Portimão. Este acordo promete revolucionar o cenário empreendedor em Portugal, capacitando os gestores de incubadoras com as ferramentas e conhecimentos necessários para criar a próxima geração de empreendedores.
Desta forma, Portugal torna-se o primeiro país a colaborar com o Founder Institute na criação de um programa de formação direcionado para gestores de incubadoras.
“Este acordo é mais um passo na promoção da capacitação e profissionalização do ecossistema empreendedor português. Temos vindo a trabalhar de perto com os agentes que acompanham diariamente os empreendedores, sendo este, em nosso entender, o caminho mais eficaz para se produzirem resultados e fazer a diferença no apoio aos empreendedores que enfrentam desafios adicionais na sua já difícil e corajosa tarefa de desenvolver os seus próprios projetos”, afirma António Dias Martins, o diretor executivo da Startup Portugal.
Também o Founder Institute mostrou o seu agrado com a parceria fechada com a Startup Portugal. “A colaboração com a Startup Portugal destaca o compromisso do Founder Institute em apoiar e amplificar ecossistemas empreendedores globalmente. Estamos impressionados com todo o trabalho sendo realizado pela Startup Portugal e a capilaridade da organização”, frisa Paloma Lecheta, Head de Global Community do Founder Institute. “Estamos honrados em fechar esta parceria, pois ela ajuda-nos a fortalecer nossa presença no ecossistema de startups de Portugal e poder agregar ainda mais as startups portuguesas”.
O programa deve começar no segundo trimestre de 2024. A primeira turma estará disponível para 30 gestores de incubadoras e contará com um desconto de 60%.