A Futurália, a maior feira de educação, formação e empregabilidade realizada em Portugal, começou esta quarta-feira, dia 20, e decorrerá até sábado, 23 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL). O evento é dirigido, sobretudo, aos estudantes do ensino secundário em busca de opções para continuarem os estudos no ensino superior.
Para o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), João Eurico Cabral da Fonseca, em declarações ao NOVO, a Futurália “é um momento de grande alegria para os estudantes do ensino secundário, de convívio e de experiência”, representando “um dia diferente, no qual têm um vislumbre das possibilidades do ensino superior” e escutam, pela primeira vez, “um pouco sobre as saídas profissionais”. “É um abrir de olhos para perceberem qual o curso que pretendem frequentar”, disse.
Refere ainda que a FMUL, aquando do início do ano letivo, costuma receber alunos de Medicina e de Ciências da Nutrição, de forma personalizada e em pequenos grupos, e nesse contexto, quando perguntam o porquê de terem escolhido aquela faculdade em específico, alguns mencionam o próprio momento da ida à Futurália, a interação com a estrutura da faculdade e com alunos da mesma.
Essa presença dos alunos que já estejam no ensino superior e o contacto dos mesmos com os alunos do secundário é referido pelo diretor como “fundamental para a divulgação do que é o ensino da Medicina”, visto que “permite uma experiência completamente diferente, o que faz com que sejam fortemente influenciados na escolha do curso e da faculdade em particular”.
Este ano, o diretor garante que o espaço da FMUL está muito bem localizado na feira, logo ao princípio do local de entrada dos alunos, sendo um stand “estimulante” os jovens, “sem barreiras”, com cadeiras e material de merchandising, como canetas e lápis para tirarem notas, para além de QR codes e folhetos impressos “clássicos” sobre os cursos, que os alunos “ainda gostam muito de levar”. Possuem ainda modelos anatómicos, com os quais terão contato na aprendizagem caso sigam o curso de Medicina. Para um reconhecimento mais fácil, os estudantes da FMUL estão vestidos de batas, de maneira a diferenciarem-se.
Com 65 mil visitantes e 15 países representados em 2023, a Futurália distingue-se enquanto a maior feira de educação, formação e empregabilidade realizada em Portugal. Este ano, o tema “Ninguém fica para trás. Educação para todos” destina-se a reforçar a importância da aprendizagem e da formação ao longo da vida. Está aberta das 10h00 às 18h00, entre os dias 20 e 22 de março, e das 11h00 às 19h00, no sábado, dia 23 de março.
Editado por L.L.