Depois de duas semifinais, já são conhecidos os doze finalistas do 58.º Festival da Canção. A grande final do concurso está marcada para o próximo sábado, dia 9 de março, e o vencedor irá representar Portugal na Eurovisão, em maio, na Suécia.
A partir dos estúdios da RTP1, as duas semifinais concurso decorreram nos dias 24 de fevereiro e 2 de março. Cada semifinal apresentou dez canções e, destas, conquistaram lugar na grande final as cinco músicas que se destacaram através da combinação de votos: metade do júri e metade voto popular. Entretanto, após a divulgação dos cinco finalistas iniciais em cada semifinal, os espectadores dispuseram de um curto período para votar e escolher qual a sexta música que gostariam se juntasse à final.
Assim, os doze temas escolhidos foram:
PRIMEIRA SEMIFINAL
- Nena – “Teorias da Conspiração”
- Perpétua – “Bem Longe Daqui”
- Rita Rocha – “Pontos Finais”
- Iolanda – “Grito”
- João Borsch – “… Pelas Costuras”
-
Noble – “Memory” (voto popular)
SEGUNDA SEMIFINAL
- Buba Espinho – “O Farol”
- Cristina Clara – “Primvavera”
- Léo Middea – “Doce Mistério”
- No Maka ft Ana Maria – “Aceitar”
- Silk Nobre – “Change”
-
Rita Onofre – “Criatura” (voto popular)
Estes doze concorrentes marcarão lugar na final, no próximo sábado, procurando representar Portugal na Eurovisão.
O júri das semifinais desta edição foi composto pela cantora Gisela João, Benjamim, a jornalista Lia Pereira, Miguel Esteves Cardoso, a cantora Lura, o músico Pedro Oliveira e a vencedora do Festival 2023, Mimicat. Já durante a final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.
A grande final, mais uma vez, será apresentada pela dupla Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. Na Green Room estará novamente Inês Lopes Gonçalves durante.
O vencedor do Festival da Canção 2024 representará Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio, a ter lugar em Malmo, na Suécia.
Editado por João G. Oliveira