O putativo candidato às presidenciais e ex-líder do PSD Marques Mendes admitiu este domingo estar “profundamente preocupado” com os resultados conhecidos até ao momento das legislativas por conduzirem a uma “grande instabilidade”, prevendo que possam existir novas eleições em janeiro.

Marques Mendes prestava declarações na SIC Notícias, como comentador na noite eleitoral, ao lado da socialista Ana Gomes e do ex-bastonário dos advogados José Miguel Júdice. Ex-líder do PSD mostrou preocupação pela grande subida do Chega em número de mandatos e votos e falou “no ambiente de instabilidade” que os resultados apurados até ao momento trazem ao país, chegando-se às 23h30 sem haver um vencedor declarado. A AD segue na frente, mas a curta distância do PS, e os socialistas vão à frente em Lisboa, onde estão ainda muitas freguesias por apurar. “Nunca se viu uma noite eleitoral assim”, lamentou Marques Mendes, afirmando-se “profundamente preocupado” pelo cenário de “grande fragilidade política”.

Perante este cenário, Marques Mendes anteviu mesmo que o pais possa ter de ir a eleições de novo em janeiro do próximo ano.