O partido Chega, que tem atualmente 12 deputados no parlamento, já conseguiu dobrar o número de deputados conseguido há dois anos nestas eleições legislativas antecipadas.
Às 22h01, o partido liderado por André Ventura já tinha conseguido 24 mandatos na próxima composição do parlamento com deputados eleitos em Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu e Madeira.
O Chega, que tinha até agora 12 deputados, vai aumentar consideravelmente esse resultado, de acordo com a SIC: terá, no mínimo, 44 deputados e, no máximo, poderá chegar a 54 deputados.
André Ventura, presidente do Chega, mostrou enorme satisfação pelo resultado atingido pelo partido que lidera nas eleições legislativas, na primeira reação aos resultados que, de acordo com as televisões, podem superar os 20%.
“É o fim do bipartidarismo em Portugal e tudo indica que há uma maioria forte à direita para governar. Isto significa que, a partir desta noite, temos de trabalhar para que haja um governo estável em Portugal”, realçou André Ventura.
O presidente do Chega considerou que este “é um resultado histórico. Estamos disponíveis para construir um governo para o país. Hoje é uma noite feliz para nós”.
“Hoje sinto-me realizado, apesar de não ter vencido. É um valor que permite negociar um governo e, evidentemente, integrar esse executivo”, concluiu.