O exercício da advocacia é reconhecido pela complexidade e a necessidade de tomar decisões rápidas e precisas sob pressão. O stress resultante das exigências da advocacia pode conduzir a problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.

A natureza do trabalho, juntamente com os prazos legais a carga de trabalho intensa, podem contribuir para a exaustão profissional. A exposição constante a casos complexos e situações conflituantes também podem afetar negativamente a saúde mental.

Nos últimos anos, a atenção à saúde mental tem sido destacada, levando a uma busca por estratégias que possam melhorar o bem-estar dos advogados enquanto desempenham as suas funções.

Ciente de todas estas questões, o Conselho Regional de Lisboa lançou, no dia 4 de novembro de 2022, o Gabinete de Promoção do Bem-Estar Psicológico (GaBEP) e colocou a questão da saúde e bem-estar do/a advogado/a no centro das preocupações com a profissão.

A partir dessa altura passaram a ser disponibilizadas aos seus associados acompanhamento psicológico gratuito, garantidas por um psicólogo. Em resultado da disponibilização de consultas de psicologia foram, até ao momento, registados um total de 103 pedidos de consulta, sendo que o mais recente foi recebido em 01 de setembro de 2023. Durante o período entre 11 de novembro de 2022 e 1 de setembro de 2023, foram realizadas 300 consultas.

Dentre essas, 59 foram triagens, uma etapa crucial para avaliar as necessidades individuais de cada advogado/a. Além disso, o GaBEP encaminhou 10 indivíduos para especialistas, distribuídos em 4 para psiquiatria, 2 para neurologia e 4 para psicoterapia de longa duração.

No processo de atendimento algumas situações específicas merecem destaque. Seis pessoas foram excluídas do atendimento após faltarem a duas sessões consecutivas sem justificação e sem resposta a tentativas de contato posterior via telefone ou e-mail. Outras duas pessoas optaram por não aceitar o formato de 10 sessões, após a triagem.

Adicionalmente, algumas limitações foram observadas devido ao status profissional e regional dos/as advogados/as: três pessoas não foram atendidas por pertencerem aos Conselhos Regionais do Porto, Faro e Coimbra; duas não foram atendidas devido à suspensão das suas cédulas profissionais; e uma estagiária não pôde ser atendida. Atualmente, estão em lista de espera, 30 pessoas.

Um dos aspetos de realce tem sido a adesão dos/as advogados/as ao serviço e outro aspeto, o contacto de advogados/as de outros Conselhos Regionais em busca de acompanhamento.

Simultaneamente, tiveram início um conjunto de ações preventivas e de sensibilização para os cuidados e bem-estar na área da saúde mental entre os quais: Um Podcast com o Dr. João Vieira de Almeida e outros com temas como “Emoções e autocuidado na Saúde Mental”; “A inteligência emocional no contexto laboral” e “A importância das férias e do descanso na saúde mental”.

Numa área profissional onde o rigor e a dedicação são indispensáveis, é imperativo reconhecer que os/as advogados/as necessitam de estratégias e ferramentas que os capacitem para estarem cada vez mais preparados para os desafios.

O GaBEP tem acentuado a importância de gerar um ambiente de apoio aos profissionais, incentivando a busca por ajuda e a conversa franca sobre saúde mental. A atenção a essas questões não só beneficia as/os advogadas/os individualmente, mas contribui também para uma profissão mais saudável e eficaz como um todo.

O exercício da Advocacia pode ter um impacto significativo na saúde mental dos profissionais envolvidos devido às pressões inerentes à profissão. No entanto, estratégias como o autocuidado e a prática regular de exercício físico podem desempenhar um papel crucial na promoção da saúde mental dos/as advogados/as.

A consciencialização sobre essas abordagens e a implementação de medidas de apoio são essenciais para criar um ambiente de trabalho saudável e sustentável.

O GaBEP do CRLisboa surge como um recurso vital para enfrentar o desafio do bem-estar psicológico, proporcionando um espaço seguro e suporte para os/as advogados/as e, simultaneamente, ser um meio de esclarecimento e de recurso preventivo.