A Zona de Interesse, Jonathan Glazer

Data de estreia: 18 de janeiro

Rudolf Höss, o comandante de Auschwitz, e a sua esposa Hedwig, tentam construir uma vida de sonho para a sua família numa casa junto ao campo. É distribuído pela A24, que se tem destacado pelas histórias disruptivas. Os críticos de Los Angeles consideraram-no o filme do ano.

 

Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos

Data de estreia: 25 de janeiro

Depois de terem colaborado em A Favorita, o realizador Yorgos Lanthimos e a atriz Emma Stone reencontram-se. Pobres Criaturas conta a história fantástica de Bella Baxter (Stone), uma jovem trazida de volta à vida pelo cientista Godwin Baxter, e que está ansiosa por descobrir o mundo que a rodeia.

 

Anatomia de Uma Queda, de Justine Triet

Data de estreia: 1 de fevereiro

Este drama francês é um sério candidato ao Óscar de Melhor Filme Internacional e pode figurar também nos candidatos a Melhor Filme. Uma mulher é suspeita do homicídio do marido, o filho de ambos, cego, enfrenta um dilema moral como principal testemunha. Sandra Hüller impressiona  no papel principal.

 

Vidas Passadas, de Celine Song

Data de estreia: 8 de fevereiro

Promete dar nas vistas na temporada de prémios, pelo argumento, pela realização e pela interpretação de Greta Lee. O mote é dado pelo reencontro de dois amigos de infância  20 anos depois.

 

O Pior Homem  de Londres, de Rodrigo Areias

Data de estreia: 8 de fevereiro

Este filme português inspira-se em personagens históricas. Entre grandes artistas da era vitoriana, sobressai Charles Augustus Howell – o pior homem de Londres. Albano Jerónimo e Victoria Guerra protagonizam o filme.

 

A Cor Púrpura, de Blitz Bazawule

Data de estreia: 8 de fevereiro

Adapta a versão musical que salta  do palco para o grande ecrã. É uma nova abordagem que  retrata a história de vida de Celie (Fantasia Barrino) e a sua jornada até alcançar  a independência.

 

Os Excluídos, de Alexander Payne

Data de estreia: 15 de fevereiro

Outro reencontro cinematográfico. Quase 20 anos depois de Sideways, Alexander Payne volta  a realizar um filme protagonizado por Paul Giamatti. Os Excluídos acompanha um professor rabugento forçado a ficar no campus da escola durante as férias de Natal. Está na rota dos Óscares.

 

Dune: Parte Dois, de Denis Villeneuve

Data de estreia: 29 de fevereiro

Depois do sucesso do primeiro filme,  a sequela é um dos títulos mais aguarda- dos de 2024.  Mais um capítulo na odisseia de Paul Atreides (Timothée Chalamet) e do universo criado por Frank Herbert.

 

Eu Capitão, de Matteo Garrone

Data de estreia: 29 de fevereiro

Transpõe para  o cinema a realidade  a que temos assistido nos últimos anos no Mediterrâneo. Dois rapazes abandonam o Senegal para alcançar a Europa. Uma aventura repleta de obstáculos.

 

Diálogos Depois do Fim, de Tiago Guedes

Data de estreia: 7 de março

Mais um filme fora da caixa de Tiago Guedes. Recorre aos diálogos de Cesare Pavese entre deuses humanizados, semi-deuses, heróis e outras figuras pagãs, que questionam a sociedade do homem contemporâneo.

 

A Flor do Buriti, de Renée Nader Messora e João Salaviza

Data de estreia: 21 de março

Premiado em Cannes e noutros festivais, A Flor do Buriti tem deslumbrado a crítica. Mostra a história de resistência do povo indígena Krahô, que  ao longo de décadas tem enfrentado velhas e novas ameaças  no seu território.

 

Mickey 17, de Bong Joon Ho

Data de estreia: 28 de março

O aclamado realizador Bong Joon Ho regressa após Parasitas. Mickey 17  é um thriller de ficção científica. Mickey (Robert Pattinson) é um funcionário ‘descartável’ enviado numa missão perigosa para colonizar o planeta Niflheim.

 

Revolução (Sem) Sangue, de Rui Pedro Sousa

Data de estreia: 11 de abril

Baseado em factos reais, o filme conta a história de quatro jovens que seguem as suas rotinas diárias num regime ditatorial. O dia 25 de Abril de 1974 trouxe-lhes um destino comum.

 

Challengers, de Luca Guadagnino

Data de estreia: 25 de abril

Um triângulo amoroso no seio da elite do ténis. Tashi Duncan (Zendaya) é uma antiga estrela do ténis que se tornou treinadora do seu marido, Art. Um jogo entre Art e Patrick, que fora seu melhor amigo e namorou em tempos com Tashi, vai suscitar muita tensão.

 

Civil War, de Alex Garland

Data de estreia: 25 de abril

Alex Garland habituou-nos a filmes de futuros distópicos impressionantes, este é mais um que segue esse registo. Civil War imagina a América dividida e devastada pela sua segunda guerra civil.

 

The Palace, de Roman Polanski

Data de estreia: 9 de maio

A ação deste filme de Polanski desenrola-se num hotel suíço na passagem de ano de 1999, na qual as vidas dos funcionários e dos hóspedes se interligam. Joaquim de Almeida é um dos atores.

 

Furiosa: Uma Saga Mad Max, de George Miller

Data de estreia: 23 de maio

George Miller volta a mergulhar no universo da saga Mad Max e traz-nos um spin-off baseado na personagem Furiosa (interpretada por Anya Taylor-Joy). Trata-se de uma prequela de Mad Max: Fury Road e mostra a luta pela sobrevivência de uma Furiosa jovem.

 

Divertida-Mente 2, de Kelsey Mann

Data de estreia: 13 de junho

A sequela do sucesso de animação regressa à mente da recém adolescente Riley, no momento em que o Quartel General está a passar por  uma demolição para dar lugar a novas Emoções. Foi o maior lançamento de sempre de um trailer de animação na Disney.

 

Bikeriders, de Jeff Nichols

Data de estreia: 20 de junho

Inspirado no livro de fotografia de Danny Lyon, a longa-metragem segue um clube de motards dos anos 60, acompanhando a sua evolução para algo mais perigoso. Austin Butler e Jodie Comer representam um casal envolvido com os Vandals, enquanto Tom Hardy interpreta o temperamental líder.

 

Deadpool 3, de Shawn Levy

Data de estreia: 25 de julho

Ryan Reynolds volta a desempenhar o papel do anti-herói da Marvel, conhecido pelo humor mordaz. O filme integra Deadpool no Universo Cinematográfico da Marvel e junta-o com o seu ‘rival’ Wolverine (Hugh Jackman).

 

Beetlejuice 2, de Tim Burton

Data de estreia: 5 de setembro

Foi necessário esperar 36 anos para que Tim Burton realizasse a sequela da comédia de sucesso. Michael Keaton e Winona Ryder voltam a desempenhar as personagens principais e têm o apoio de um elenco secundário de luxo.

 

Joker: Folie à Deux, de Todd  Phillips

Data de estreia: 3 de outubro

Joaquin Phoenix regressa ao papel  de Arthur Fleck/Joker que lhe valeu um Óscar e desta vez envolve na sua espiral de loucura a sua psicóloga, gerando uma nova vilã, Harley Quinn (Lady Gaga).

 

Gladiador 2, de Ridley Scott

Data de estreia: 21 de novembro

Outro dos filmes mais antecipados de 2024. O realizador Ridley Scott volta ao Império Romano para uma sequela centrada na personagem de Lucius Verus (Paul Mescal).

 

The Lord of the Rings: The War of the Rohirrim, de Kamiyama Kenji

Data de estreia: 12 de dezembro

O mundo de J.R.R. Tolkien volta ao cinema, desta feita com um filme de animação. A narrativa desenvolve-se 183 anos antes da trilogia original de filmes e desvenda a história por trás da poderosa fortaleza de Helm’s Deep.

 

Artigo publicado na edição do NOVO de 30 de dezembro