A transformação radical de Zac Efron, um galã franzino conhecido por comédias românticas, num peso-pesado icónico do mundo do wrestling é o detalhe menos marcante do novo filme biográfico The Iron Claw. Escrito e realizado por Sean Durkin, um canadiano que cresceu em Inglaterra obcecado por wrestlers, o filme explora a tragédia de uma das famílias reais deste desporto: os Von Erichs. É uma história áspera e fascinante contada ao longo de 2 horas e 12 minutos, com lições que se mantêm atuais. E não é preciso perceber alguma coisa de wrestling, gostar do desporto ou conhecer a lendária família que fazia encher o Sportatorium de Dallas, Texas, nos anos oitenta.

“Descobri os Von Erichs e o Sportatorium quando tinha 9 ou 10 anos e apaixonei-me pela sua estética e energia”, disse Sean Durkin, numa sessão de apresentação antecipada do filme em Hollywood. “Segui a história deles e a sua tragédia e foi algo que me ficou na cabeça.”

Para lá das luzes nos ringues e dos cintos brilhantes, os Von Erichs enfrentaram acidentes, suicídios e mortes macabras, de tal forma que se começou a falar de maldição na família. De seis filhos varões, cinco lutadores de wrestling, apenas um sobreviveu.

“A história parecia inacreditável”, apontou o ator Jeremy Allen White, que o público português conhece da série The Bear e que interpreta Kerry Von Erich. “Mal dava para acreditar na tragédia que atingiu esta família.”

O que Sean Durkin quis fazer foi um filme focado na beleza do desporto e na ligação emocional que os irmãos tinham uns com os outros, sufocada pela pressão de estoicismo e masculinidade que lhes foi imposta na altura. “Antes de outra coisa, é uma forma de arte não celebrada”, considerou o realizador. “Envolve as pessoas nestas histórias simples sobre o bem e o mal. E permite-lhes sair numa sexta à noite e gritar, aplaudir e sentir.”

Do estúdio A24, o mesmo que alcançou a glória com a vitória nos Óscares de Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo, The Iron Claw abraça a tarefa de dramatizar combates de wrestling que foram transmitidos na televisão e ficaram para a história, com atores que tiveram de modificar radicalmente o seu físico para encarnarem estes personagens.

Para interpretar Kevin Von Erich, Zac Efron tornou-se muito mais pesado do que alguma vez esteve, aparecendo com a cara quadrada e um penteado que pode ser comparado ao Lorde Farquaad de Shrek. Jeremy Allen White ganhou 18 kg de músculo para interpretar Kerry Von Erich, lutador que conquistou o NWA World Championship em 1984. Harris Dickinson encarna David Von Erich e Stanley Simons aparece como Mike Von Erich. O patriarca da família de wrestlers, Fritz, é interpretado por Holt McCallany.

Foram treinados por Chavo Guerrero, antigo wrestler profissional, para conseguirem lutar no ringue. “Sabia que ia ser uma tarefa difícil”, admitiu Efron, de volta à sua forma habitual, na sessão em Hollywood. “Mas penso que é este tipo de desafios que torna a indústria entusiasmante. É o emocionante de ser um ator.”

Quando Sean Durkin o abordou e avisou que o papel ia ser fisicamente exigente, Zac Efron pensou que era para um filme tipo Magic Mike. Encarnar o único lutador profissional da família que sobreviveu, alguém de poucas palavras, que viu os irmãos morrerem um a um, foi bastante mais desafiante. Após ver o filme, o Kevin Von Erich real disse-se grato pela forma como a história foi contada. “Ele apreciou a forma como foi mostrada a incapacidade de expressar emoções e o que ele estava a sentir junto do pai ou de qualquer outra pessoa e o impacto disso”, contou Efron.

A pressão para suprimir sentimentos, para “ser homem” perante tragédias horríveis, foi consumindo a família. Kevin Von Erich sobreviveu porque interrompeu esse ciclo a dado momento. “É uma história que tem 40 anos. E embora as coisas estejam a ficar melhores, as questões da masculinidade e de como dizemos aos nossos rapazes para se comportarem, o que é aceitável ou não, continuam a ser um grande problema”, referiu Sean Durkin. “Isso é importante para mim e quis mostrá-lo no filme. Kevin sobreviveu porque se redefiniu, por causa da família e do amor, e de ser capaz de se expressar.”

The Iron Claw, que conta ainda com Maura Tierney (Doris Von Erich) e Lily James (Pam Adkisson), estreia nos cinemas norte-americanos a 22 de dezembro e tem data marcada para chegar às salas portuguesas a 15 de fevereiro de 2024.

Ana Rita Guerra, em Los Angeles