Toni Martínez foi contratado pelo Alavés ao FC Porto, tendo assinado por quatro temporadas, até junho de 2028, anunciou hoje o 16.º classificado da liga espanhola.

Os moldes do negócio não foram detalhados, mas, de acordo com a imprensa espanhola, os bascos terão investido dois milhões de euros por 55% do passe do avançado, sendo que os dragões poderão ainda receber mais 500 mil euros em variáveis e reservaram mais-valias numa futura transferência.

Toni Martínez fez 32 golos e sete assistências em 140 jogos pelo FC Porto, onde chegou em 2020/21, oriundo do Famalicão, por 3,2 milhões de euros, mas nunca se impôs nas opções iniciais e foi afastado por Sérgio Conceição dos trabalhos da equipa principal na reta final da época passada.

Apesar de ter sido reintegrado pelo novo treinador, Vítor Bruno, no arranque da preparação para 2024/25, o ponta de lança, de 27 anos, continuou sem espaço e cumpriu apenas quatro minutos como suplente utilizado na vitória nos Açores perante o Santa Clara (2-0), na segunda jornada da I Liga.

Vencedor de um campeonato, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e duas Supertaças Cândido de Oliveira pelo FC Porto, Toni Martínez está de regresso ao seu país, no qual completou um percurso formativo dividido entre Real Murcia e Valência, sendo que, mais tarde, representou Valladolid (2017/18), Rayo Majadahonda e Lugo (ambos em 2018/19), sempre por empréstimo dos ingleses do West Ham.

O avançado é a 10.ª saída dos dragões na janela de transferências de verão e a terceira no eixo ofensivo, que também ficou sem Mehdi Taremi, reforço do Inter Milão a custo zero, e Evanilson, adquirido pelo Bournemouth por 37 milhões de euros fixos, mais 10 milhões em variáveis, mas já viu chegar Samu Omorodion e Deniz Gül, provenientes dos espanhóis do Atlético de Madrid e dos suecos do Hammarby por 15 e 4,5 milhões de euros, respetivamente.