A última sondagem da Universidade Católica para o Público, Antena 1 e RTP coloca a Aliança Democrática (AD) à frente do PS por quatro pontos percentuais (p.p.), com o Chega a registar a maior subida e a Iniciativa Liberal em sentido contrário em relação à sondagem de novembro.

A AD regista 32% de intenções de voto, já com distribuição de indecisos, e o PS 28%. A coligação PSD/CDS/PPM tinha 31% e o PS 26% em novembro, depois da demissão de António Costa.

O terceiro partido continua a ser o Chega, com 19%, mais três p.p. do que a última sondagem, e é o partido que mais sobe nas intenções de voto. Segue-se a Iniciativa Liberal, com 6%, uma descida de três p.p. em relação a novembro.

A fechar a sondagem estão Bloco de Esquerda, com 5% (-1 p.p.), Livre, com 3% (+1 p.p.), a CDU, com 2% (-1 p.p.), e PAN, com 1% (-1 p.p.). O número de indecisos está em queda, baixando dois p.p., dos 22% de novembro para 20%.

O trabalho de campo desta sondagem aconteceu entre 24 de janeiro e 1 de fevereiro, isto é, depois do início da crise política na Madeira que levou à constituição como arguido e à demissão do presidente do governo regional, Miguel Albuquerque.