A Saúde vai ter um reforço de 1.206 milhões de euros em 2024, com a despesa total a ultrapassar a barreira dos 15 mil milhões de euros.

A proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano, entregue esta terça-feira no Parlamento, garante que o governo tem vindo “a reforçar de forma continuada os recursos afetos ao SNS, por forma a garantir uma capacidade de resposta efetiva aos cidadãos com qualidade acrescida”.

“Face ao orçamento inicial de 2023 financiado por receitas de impostos, o orçamento de 2024 aumenta 1206 milhões de euros (9,8%)”, refere a proposta governamental.

Numa altura em que a área da saúde atravessa um período delicado com a contestação dos profissionais de saúde, o governo garante que o “compromisso com o financiamento no SNS é traduzido na valorização orçamental que o Governo tem atribuído a esta  área, prosseguindo em 2024 o reforço orçamental, de qualificação da despesa e de redução da dívida, acompanhado de  um conjunto de medidas centradas na melhoria da oferta e da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, mas  também da satisfação dos profissionais do SNS”.

O documento garante ainda que o governo “dará continuidade ao processo de reorganização iniciado em 2023, e ao ciclo de reforço assente em mais financiamento, mais  investimento, melhor organização e mais eficiência de gestão”.