Pedro Nuno Santos felicitou o líder do Partido Trabalhista pela vitória nas eleições legislativas do Reino Unido e apelou ao início de “uma nova era de progresso e justiça social”.

“Felicito Keir Starmer e o povo britânico pela vitória histórica marcada por uma forte participação cívica”, escreveu o secretário-geral socialista numa publicação na rede social X. “Que se inicie uma nova era de progresso e justiça social para todos”, acrescentou.

Também na quinta-feira à noite, Pedro Nuno Santos publicou uma outra mensagem, em inglês, em que defendia que “o povo britânico decidiu o futuro do seu país, e o futuro é Keir Starmer”.

O Reino Unido realizou na quinta-feira eleições legislativas para preencher 650 assentos na Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento.

O Partido Trabalhista assegurou hoje uma vitória com maioria absoluta nas legislativas britânicas, ao eleger 332 deputados num total de 650 lugares, faltando ainda apurar 176, indicam os resultados oficiais provisórios divulgados pela BBC.

Os Trabalhistas precisavam de 326 deputados para conseguir governar com uma maioria absoluta, mas as projeções apontam para uma margem mais confortável.

Esta vitória coloca Keir Starmer como líder do partido mais votado no caminho para ser indigitado primeiro-ministro pelo rei Carlos III, depois dos resultados finais.

Até agora, foram declarados os resultados de 474 dos 650 assentos na Câmara dos Comuns que foram a votos, tendo 332 sido conquistados pelo Partido Trabalhista, 70 pelo Partido Conservador, 45 pelos Liberais Democratas e os restantes por outros partidos ou candidatos independentes, de acordo com a BBC.