Pedro Nuno Santos vai apresentar a candidatura a secretário-geral do PS na segunda-feira, dia 13 de novembro, contou ao NOVO junto de fonte próxima do processo. A apresentação vai ter lugar na sede do partido, no Largo do Rato, a partir das 18h30.

Apontado nos últimos anos como um dos prováveis sucessores de António Costa à frente dos socialistas, Pedro Nuno Santos avança para a liderança depois de o primeiro-ministro ter apresentado a demissão, no seguimento de uma investigação que corre termos no Supremo Tribunal de Justiça por alegado envolvimento no esquema de favorecimento e tráfico de influência nos processos de concessão da exploração de lítio e hidrogénio e da instalação de um data center em Sines.

Pedro Nuno Santos vai enfrentar José Luís Carneiro na corrida à liderança do PS. O atual ministro da Administração Interna, que foi secretário-geral adjunto de António Costa, anunciou quinta-feira, no final da reunião da Comissão Política do PS, que será candidato. No final do encontro, anunciou para breve uma declaração nesse sentido.

Para este domingo está previsto um encontro de socialistas conotados com a ala direita do PS, onde vão tentar encontrar uma posição comum para a corrida à sucessão de António Costa.

As eleições diretas para a sucessão de António Costa estão marcadas para 15 e 16 de dezembro e vão acontecer em simultâneo com a eleição dos delegados. O congresso de confirmação está previsto para 6 e 7 de janeiro.