Habitação em foco

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o conselho de ministros de hoje que o tema da habitação estará em foco na reunião do conselho de ministros de hoje, com a aprovação de uma nova medida que “permitirá a redução e estabilização por dois anos do montante da prestação mensal” dos créditos à habitação.

A habitação será, também, tema de destaque na Assembleia da República, onde os deputados vão reapreciar a legislação que concretiza o pacote Mais Habitação, depois de o Presidente da República o ter devolvido ao Parlamento, sem o promulgar.

Ao mesmo tempo, para junto à Assembleia da República, está convocado um protesto sobre a falta de medidas para resolver o problema da habitação em Portugal, pelos organizadores da manifestação de 30 de setembro, Casa para Viver, Planeta para Habitar.

Se o Parlamento confirmar o Mais Habitação, a vida continua, diz Marcelo Rebelo de Sousa

Ministra quer mais habitação pública

 

Ordem dos Arquitetos realiza eleições

A Ordem dos Arquitetos está em processo eleitoral para escolher quem será o bastonário que representará a classe no próximo triénio.

O processo já se iniciou, com os votos eletrónicos e por correspondência, e culmina com as assembleias eleitorais convocadas para hoje, entre as 15h00 e as 20h00, nas sedes das secções regionais.

A disputa faz-se entre o atual presidente do conselho diretivo Nacional da Ordem dos Arquitetos, Gonçalo Byrne, e Avelino Oliveira, que já foi presidente da Assembleia de Delegados e que agora se candidata a bastonário.

Ao NOVO, os dois candidatos elegem o combate à degradação das condições para o exercício da profissão e a resposta à proposta governamental para os novos estatutos para a Ordem como os principais desafios que se colocam à classe.

Ordem dos Arquitetos: “[O governo] desconsidera a arquitetura e os arquitetos”, diz Gonçalo Byrne

Ordem dos Arquitetos “foi incapaz de defender os profissionais”, acusa Avelino Oliveira

 

Conselho das Finanças Públicas atualiza previsões

A entidade liderada por Nazaré Costa Cabral vai atualizar as previsões para a evolução da economia portuguesa.

Atualmente, o Conselho das Finanças Públicas prevê que o produto interno bruto (PIB) de Portugal se expanda em 1,2%, este ano, acelerando para 1,8% em 2024. A inflação deverá atingir 5,9% em 2023, abrandando para 3,1% em 2024, enquanto a taxa de desemprego se deverá fixar nos 6,4%, tanto este ano como no próximo.

CFP projeta défice de 7,2%

CFP diz que ritmo de crescimento da receita fiscal quase triplicou 

 

Bashar al-Assad visita a China

Esta será a primeira visita do Presidente da Síria, Bashar al-Assad, à China desde o início do conflito sírio, em 2011.

A deslocação do chefe de Estado sírio, acompanhado pela mulher, é a resposta a um convite oficial do Presidente da China, Xi Jinping.

Bashar al-Assad reúne-se com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, e participa em várias reuniões e eventos na capital, Pequim, e na cidade de Hangzu.

Assad deverá assistir à cerimónia de abertura dos Jogos Asiáticos, a 23 de setembro.