O Ministério Público abriu uma investigação às fugas de informação na Operação Influencer, escreve o Público, depois de a CNN Portugal ter divulgado fotografias e resumos de escutas telefónicas, incluindo uma conversa de António Costa com João Galamba sobre a necessidade de despedir Christine Ourmières-Widener.
De acordo com resposta da Procuradoria-Geral da República enviada ao Público, “o Ministério Público determinou a instauração de um inquérito para investigar factos relativos ao acesso e à publicação de elementos constantes de processo integrante da designada Operação Influencer”.
Além da conversa escutada entre António Costa e João Galamba, que é arguido na Operação Influencer, a CNN Portugal divulgou fotografias do processo, que se encontra em segredo de justiça, nomeadamente sobre a forma como os 75.800 euros de Vítor Escária estavam escondidos no seu gabinete na residência oficial do primeiro-ministro.
Ainda de acordo com o Público, o Ministério Público restringiu o acesso à prova recolhida nas buscas da Operação Influencer, o que terá motivado queixas ao juiz de instrução por parte dos advogados de alguns dos arguidos. O juiz ordenou que fosse dado acesso total às equipas de defesa, à exceção de elementos bancários de terceiros e das gravações das escutas telefónicas.