O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, anunciou esta terça-feira, apenas duas horas depois de o orçamento do Estado para 2024 ter sido apresentado no Parlamento, que vai votar contra o diploma porque não tem “ambição” e uma “visão estratégica”.

Num post na plataforma X, antigo Twitter, Rui Rocha anuncia que a IL “vai votar contra e proposta” que o ministro das Finanças apresenta esta tarde em conferência de imprensa, considerando que as contas do Estado para o próximo ano não abrem “qualquer horizonte de esperança aos portugueses”.

“Mais uma vez é um documento sem ambição e sem visão estratégica”, escreve Rui Rocha, adiantando que a proposta do governo “nem contribui para resolver” os problemas essenciais do país. “Não representa crescimento económico para o país e não apresenta soluções para o colapso dos serviços públicos”, diz o presidente da IL, anunciando que o partido vai apresentar propostas concretas “que traduzem uma visão liberal e transformadora em matéria de impostos sobre os rendimentos do trabalho, fiscalidade das empresas, acesso à saúde e oferta da habitação”.