Inês Sousa Real e o cabeça de lista às europeias juntaram-se este sábado a uma manifestação, à porta do Jardim Zoológico de Lisboa, que pediu o fim dos espetáculos com golfinhos e a transição dos delfinários para santuários marinhos.

A porta-voz do PAN afirmou que quer “jardins zoológicos do século XXI, acompanhando o repto da sociedade civil”, e “garantir que em Portugal são construídos santuários em zonas marinhas naturais para que os golfinhos que vivem em cativeiro possam ser colocados em alto mar numa zona controlada”.

Os golfinhos que estão em delfinário “vivem em espaços pequenos, muitas vezes sobrelotados”, acrescentou Sousa Real, que juntamente com o cabeça de lista às europeias, Pedro Fidalgo Marques, participou numa manifestação organizada pela associação “Empty the tanks”.

Algumas dezenas de pessoas, de acordo com o relato da agência Lusa, empunharam cartazes onde se lia “Cativeiro circense não é solução” e gritaram palavras de ordem como “30 minutos de diversão, uma vida na prisão”. Os manifestantes distribuíram panfletos às pessoas que este sábado foram visitar o Jardim Zoológico de Lisboa.