IL
l Saúde
Médico de família para todos até 2028, começando pelos que têm mais de 65 anos, mulheres grávidas e crianças; recuperar PPP; reduzir as listas de espera, expandir as USF tipo B, remuneração variável consoante o desempenho para todos os profissionais de saúde
l Salários
1.500 euros líquidos mensais para o salário médio (2.300 brutos).
l Habitação
Mais 250 miil casas construídas ou em construção até ao final da legislatura, eliminar o congelamento de rendas, aumentar o número de terrenos disponíveis para habitações; incentivar a construção; eliminar quaisquer formas de arrendamento forçado
l Educação
Programa de recuperação de aprendizagens; possibilidade de professores reformados regressarem ao ensino, acumulando com a pensão; Reintrodução dos exames no final de cada ciclo.
l Impostos
Acabar com o IMT; taxa única de IRS de 15% sobre a parte dos rendimentos que exceda o SMN, começando de forma gradual com duas taxas de 15% e 28%.; eliminar gradualmente o IUC; reduzir o imposto sobre rendimentos de capitais para 14,5%”
l Pensionistas Reformar a Segurança Social com um terceiro pilar de capitalização, com um princípio de valorização da poupança individual.

BE
l Saúde
Médico de família para todas as pessoas; criação de um “regime de exclusividade, com majoração de 40% sobre o salário e de 50% nos pontos para progressão na carreira”, para reter os profissionais de saúde; revogar legislação que “abre portas a novas parcerias público-privado no SNS.
l Educação
Provas de aferição realizadas por amostragem, e não de forma universal; fim das provas finais do 9.º ano; recuperação de todo o tempo de serviço e reposicionamento na carreira, sem explicitar se a contagem será imediata ou faseada.
l Habitação

criados tectos máximos para rendas, tendo em consideração variáveis como a área do imóvel, a qualidade do alojamento, a certificação energética; limitação da atualização legal das rendas considerando.
l Salários

Deve atingir os 900 euros já em 2024.
l Pensionistas

Aumentar as pensões para um valor acima do limiar da pobreza, após 20 anos de descontos; alargamento e reforço do Complemento Solidário para Idosos, nomeadamente eliminando a consideração dos rendimentos dos filhos para esse cálculo.
l Justiça
Integrar a Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores na Segurança Social e recusar as restrições impostas pela Ordem no acesso à profissão são duas medidas, rever a tabela de honorários dos profissionais afetos ao sistema de acesso aos tribunais.

LIVRE
l Salários
Subida do salário mínimo nacional ao longo da legislatura até aos 1.150; criar também uma “herança social” como forma de “combater as desigualdades sociais”, para que “entre os 18 e os 35 anos” os cidadãos possam ter acesso a este mecanismo “adaptado às condições financeiras das suas famílias”,

l Impostos
Revisão das taxas e escalões do IRS; atualização do valor de referência do mínimo de existência e da dedução específica, garantindo que não há um agravamento fiscal indireto pelo facto de a inflação não ser incorporada nos limites dos escalões e deduções das famílias
l Habitação
Alcançar 10% de habitação pública, alocando verbas do Orçamento de Estado para o investimento na construção e reabilitação.
l Saúde
Redefinição dos objetivos do SNS “com métricas claras de melhoria do estado da população” e a recompensa profissional do seu cumprimento; avaliação dos resultados na qualidade da prestação dos cuidados de saúde; redução para menos de 1.500 do número de utentes por médico de família; aumento para número suficiente de serviços como exames de diagnóstico,
l Educação
Eliminar as propinas das licenciaturas e da parte curricular dos mestrados; rever os critérios de cálculo e os valor; dar uma compensação aos professores deslocados.

CDU
l Trabalho e salários
Semana de 35 horas em todos os sectores; combate ao abuso do trabalho noturno e fins de semana; salário mínimo nos mil euros em 2024.
l Impostos
Reduzir tarifas e taxas na energia, telecomunicações; taxação dos lucros da banca; fim dos benefícios fiscais ao grande capital; fixar IVA da eletricidade nos 6%; redução do IRS
l Investimento
Canalizar mais verbas para a ferrovia e criar passe a 20 euros; construção de hospitais e novo aeroporto em Alcochete; aposta do investimento em 5% do PIB ao ano
l Educação
Reposição integral do tempo de serviço dos professores; fim das propinas no superior; 100 mil vagas em creches em 2028.
l Saúde
SNS universal, geral e gratuito, garantindo a gestão pública; médico e enfermeiro de família a toda a população; cuidados primários de consultas médicas de outras especialidades; uniformizar de um só modelo das USF.
l PPP e nacionalização
Nacionalizar a ANA e fim das parcerias público-privadas rodoviárias.
l Pensionistas
Reforma aos 65 anos; aumento de todas as pensões em 7,5%.
l Habitação
Revogar aumento das rendas e eliminar a lei dos despejos.

PAN
l Sistema eleitoral 

Voto aos 16 anos; novo círculo eleitoral de compensação.
l Forças de segurança
Seguro de risco e reformas antecipadas para a GNR e para os bombeiros.
l Corrupção
Regulamentação do lobbying; combate às “portas giratórias” através de períodos de nojo de três anos.
l Educação
Descongelar tempo de serviço dos professores; aumentar o investimento público em de 6% do PIB nacional.
l Saúde
Valorização dos profissionais do SNS; aumento faseado de 30% nos salários dos médicos; aprovação de um regime de dedicação exclusiva voluntária para médicos e enfermeiros.
l Impostos
Reposição do IVA Zero, com vigência até ao dia 30 de setembro; atualização dos limites dos escalões do IRS pelo exato aumento da inflação do ano anterior; redução do IRC em um ponto percentual ao ano.
l Salários
1.100 euros de salário mínimo em 2028.
l Habitação
Concessão de crédito bonificado à habitação para jovens dos 18 aos 35.
l Clima
Erradicação da pobreza energética até 2050; eliminação de subsídios aos combustíveis fósseis; criação de um Ministério do Ambiente, Proteção Animal e Biodiversidade.

Leia o artigo na edição deste sábado do semanário NOVO, 2 de março